JEC perde invencibilidade na Série D e sai atrás contra Uberlândia nas oitavas de final
Tricolor era o único time sem derrotas em todas as divisões do Campeonato Brasileiro
Após 16 jogos de invencibilidade, o Joinville perdeu a primeira na Série D 2021. Na partida de ida das oitavas de final, o Tricolor foi derrotado pelo Uberlândia por 1 a 0, no Parque do Sabiá, em Minas Gerais, neste domingo, 26. Ingro, no segundo tempo, fez o único gol da partida.
O jogo de volta acontece no próximo sábado, 2, às 15h, na Arena Joinville. O Tricolor precisa de uma vitória de, no mínimo, dois gols de diferença para garantir vaga às quartas de final. Triunfo por um gol de diferença leva decisão para os pênaltis.
Mandantes dominam
Jogando em casa, o Uberlândia tomou a iniciativa desde o começo. Com muita movimentação de Daniel Costa e Ingro e eletricidade de Alípio na frente, o Periquito teve mais chances perto do gol em gande parte da primeira etapa. A primeira chance clara, porém, foi do JEC. Aos 12, Renan Oliveira carregou e arriscou chute de longe, exigindo ótima defesa de Roballo.
Em grande parte do primeiro tempo, porém, o JEC ficou preso na marcação rival e não conseguiu muita presença no campo ofensivo. Davi Lopes e Renan Castro, normalmente duas das armas mais importantes de Leandro Zago na criação, praticamente não participaram de jogadas no campo rival no primeiro tempo.
Aos 20, Rafael Pascoal fez sua primeira grande intervenção. Ingro tocou pelo meio e Alípio saiu na cara do gol, mas o goleiro do JEC fez bela defesa com o pé para evitar o primeiro do jogo. Após a parada técnica aos 25, o Joinville perdeu ainda mais presença ofensiva e se segurou para levar o placar fechado para o intervalo.
Em cobrança de falta de antes do meio-campo, Bruno Maia quase surpreendeu Pascoal aos 31, mas o goleiro tricolor se recuperou e espalmou. Dez minutos depois, Alípio completou cruzamento de Felipe Pará sobre o gol. Já nos acréscimos, foi a vez de Kellyton cobrar falta de muito longe e parar em outra intervenção do arqueiro do JEC, que manteve o 0 a 0.
Bola parada é decisiva
Mesmo sem alterações, o JEC começou melhor a segunda etapa. Logo aos 4, Douglas Packer carregou na intermediária e chutou forte, mas Roballo pegou em dois tempos. O Tricolor conseguia maior presença no ataque e sofria menos assédio, mas, aos 15, em cobrança de escanteio de Alípio, Ingro subiu muito e cabeceou forte para abrir o placar: 1 a 0.
O gol desestabilizou o JEC, que, por pouco, não viu a desvantagem aumentar na sequência. Aos 13, Kellyton pegou rebote de escanteio na entrada da área, encheu o pé e parou em defesa de Pascoal. No rebote, Bruno Maia apareceu para finalizar, mas o goleiro do JEC fechou bem e salvou.
Em busca de alternativas para buscar a reação, Zago mudou todo o ataque aos 16. O Uberlândia não manteve o mesmo volume depois de sair na frente, mas não cedeu muitas chances claras. Além disso, o time ainda teve boas chances com Pedro Vitor e Elivelton, que quase ampliaram. Em desvantagem, o JEC passou a ter mais posse de bola e presença no ataque, porém, sem muita criatividade, não conseguiu reverter o placar em Minas Gerais.
Uberlândia 1×0 Joinville
Uberlândia: Rafael Roballo; Kellyton, Sosa, Bruno Maia, Matheus Mendes; Luanderson (Rafael Pernão, min. 42/2ºt), Maicon Souza (Elivelton, min. 42/2ºt), Daniel Costa; Ingro (Franco, min. 42/2ºt), Felipe Pará (Daniel Ribeiro, min. 35/2ºt), Alípio (Pedro Vitor, min. 28/2ºt). Técnico: Chiquinho Lima
Joinville: Rafael Pascoal; Edson Ratinho, Fernando, Helerson, Renan Castro; Naldo, Douglas Packer (Xavier, min. 28/2ºt), Davi Lopes (Caio Monteiro, min. 42/2ºt); Renan Oliveira (Fialho, min. 18/2ºt), Chrystian (Paulo Victor, min. 18/2ºt), Thiago Juan (Tadeu, min. 18/2ºt). Técnico: Leandro Zago
Gols: 1×0, min. 12/1ºt, Ingro
Amarelos: Naldo (JEC)
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube