JEC perde para Brusque em casa e permanece na zona de rebaixamento do Catarinense
Tricolor não resiste ao líder e só tem mais uma rodada para tentar evitar descenso
Tricolor não resiste ao líder e só tem mais uma rodada para tentar evitar descenso
O JEC até equilibrou no início, mas acabou sendo dominado pelo líder Brusque e perdeu por 3 a 1 na Arena Joinville, pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense 2022, neste domingo, 27. Alex Sandro, Diego Jardel e Fernandinho marcaram os gols da sétima vitória seguida do Quadricolor no estadual, que manteve o Coelho na zona de rebaixamento. Uelber descontou.
O jogo começou bastante aberto, com as duas equipes tentando tomar a iniciativa e criando oportunidades. Apesar de o Brusque ter mais a bola, o JEC teve mais finalizações na primeira etapa – cinco a três – e chegou com perigo logo nos primeiros minutos, após cruzamento de Renan Castro que Victor Rangel não acertou, aos 2, e depois em escapada de Jô, aos 4, que foi interceptado pelo goleiro Jordan na intermediária.
Apesar do bom início do JEC, o Brusque era mais incisivo e certeiro em suas chegadas. Aos 22, após cobrança de escanteio de Airton, João Lucas saiu mal e Wallace completou de cabeça, mas a defesa cortou em cima da linha.
Já aos 34, uma falha individual acabou sendo crucial. Elivelton se atrapalhou na hora do corte e, na tentativa de passar, acertou a cabeça de Alex Sandro, e bola foi para o gol. O goleiro estava fora da meta para ajudar na saída de bola e nada pode fazer: Brusque 1 a 0.
O JEC teve uma boa chance para empatar aos 38. Alison bateu falta lateral e Pedro Vitor desviou de cabeça, mandando à direita do gol. Quem mandou a bola para rede, porém, foi o Brusque. Aos 43, após cruzamento da direita, a bola passou por dois jogadores e encontrou Diego Jardel, que só completou na pequena área. Nos acréscimos, Chrystian finalizou dentro da área e bola bateu no braço de Wallace, mas juiz nada marcou e o Tricolor foi para o intervalo com dois gols de déficit.
Para a segunda etapa, Gilmar Dal Pozzo voltou com três alterações: Vini Matos, Vargas e Fialho nas vagas de Elivelton, Caio Mello e Jô. O Joinville se lançou para a frente, mas deu muitos espaços para o Brusque e ainda foi impreciso no terço final.
Chrystian sempre foi o jogador mais criativo do time – deu belo chute aos 2 e conectou ótimo contra-ataque aos 12, desperdiçado por Fialho -, mas teve pouca ajuda de seus companheiros e não manteve a intensidade por causa de cansaço. Enquanto se lançava em busca da reação, o JEC se salvava como podia atrás.
Aos 10, Diego Jardel bateu escanteio na primeira trave, Wallace raspou e Fernandinho completou, mas parou na trave. Principalmente pela direita, o Brusque encontrava espaços para triangular com Toty, Diego Jardel e um dos atacantes, chegando com perigo constantemente.
O ímpeto inicial do JEC não se manteve e, depois de um início bem movimentado, o ritmo da partida diminuiu, com o Brusque administrando a vantagem que construiu com a posse de bola e criando algumas boas chances. Aos 24, o Quadricolor ampliou e com direito a ‘lei do ex’. Fernandinho recebeu pela esquerda, driblou para dentro e bateu colocado, sem chances para João Lucas: 3 a 0.
Aos 37, o JEC finalmente conseguiu aproveitar uma chance na bola parada. Xavier bateu forte, Jordan espalmou para o meio e Uelber completou para o fundo das redes. A reação, porém, parou por aí, e não foi suficiente para evitar a derrota diante da torcida na Arena.
A derrota mantém o JEC na penúltima colocação, com oito pontos, um atrás do Avaí, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Caso o Juventus não vença o Concórdia mais tarde, o Tricolor só depende de si na última rodada para evitar o descenso. Com a sétima vitória seguida, recorde na história do clube, o Brusque retoma a liderança do Catarinense, com 23 pontos.
A primeira fase do Campeonato Catarinense será finalizada no próximo sábado, 5, com todas as partidas às 16h30. O Joinville joga confronto direto contra o Barra, em Itajaí, enquanto o Brusque recebe o Figueirense.
Joinville: João Lucas; Alison, Pedro Vitor, Elivelton (Vini Matos, intervalo), Renan Castro; Thiago Costa, Xavier, Caio Mello (Vargas, intervalo); Jô (Fialho, intervalo), Chrystian (Nicolas, min. 41/2ºt), Victor Rangel (Uelber, min. 22/2ºt). Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Brusque: Jordan; Toty, Ianson (Éverton Alemão, min. 33/1ºt), Wallace (Sandro, min. 33/2ºt), Airton; Zé Mateus, Rodolfo Potiguar (Trindade, min. 26/2ºt), Jailson, Diego Jardel (Diego Mathias, min. 33/2ºt); Fernandinho (Pedoca, min. 26/2ºt), Alex Sandro. Técnico: Waguinho Dias
Gols: 0x1, min. 35/1ºt, Alex Sandro. 0x2, min. 44/1ºt, Diego Jardel. 0x3, min. 25/2ºt, Fernandinho. 1×3, min. 37/2ºt, Uelber
Amarelos: Alison, Uelber (JEC); Zé Mateus, Rodolfo, Pedoca (BRU)
Público total: 2.190 torcedores
Renda bruta: R$ 49.710,00
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: