JEC perde para Guarany de Bagé de virada, mas mantém terceira colocação de grupo da Série D
Tricolor saiu na frente, mas tomou dois gols no segundo tempo e soma cinco jogos seguidos sem vitória
Tricolor saiu na frente, mas tomou dois gols no segundo tempo e soma cinco jogos seguidos sem vitória
O Joinville Esporte Clube (JEC) perdeu para Guarany de Bagé por 2 a 1 na tarde deste domingo, 27, pela 14ª rodada da primeira fase da Série D. Em jogo marcado por um gramado do estádio Estrela D’Alva alagado por conta de forte chuva em Bagé (RS), o tricolor saiu na frente com gol de Yuri Mamute no primeiro tempo, mas levou a virada com gols de Allan Christian e Márcio Jonathan.
Mesmo com a derrota, o JEC terminou a fase de grupos na terceira colocação do grupo A8 com 21 pontos por conta de ter uma vitória a mais do que do Marcílio Dias, que também terminou a primeira fase com a mesma pontuação e empatou fora de casa com o São José (RS).
Com isso, a equipe joinvilense irá enfrentar na segunda fase o Cianorte (PR), que ficou no segundo lugar do grupo A7. O primeiro jogo será disputado na Arena Joinville já no próximo fim de semana. A data e o horário ainda serão divulgados pela CBF.
O jogo foi condicionado pelas condições do gramado, que estava impraticável por conta de diversas poças em razão da forte chuva que atingiu Bagé durante o fim de semana. Por conta disso, a bola não rolava e os ataques de mais perigo saíam apenas em bolas aéreas. Até os dez minutos, nenhum dos times conseguiu nenhuma jogada de perigo.
Porém, aos 12, o JEC teve uma falta na intermediária e a bola foi alçada na área. Na sobra, Yuri Mamute disputou com o goleiro Douglas, que derrubou o atacante tricolor. Pênalti marcado e o próprio Mamute cobrou, mas Douglas caiu para o lado direito e fez a defesa.
Apesar disso, o camisa 9 do tricolor não se abateu e conseguiu balançar as redes dois minutos depois, em cabeçada após escanteio cobrado na área por Guilherme Escuro. Foi o primeiro gol do atacante na competição.
As condições do gramado ditaram o ritmo do jogo, que era de muitas disputadas duras, faltas e tentativas de jogadas aéreas. O JEC até tentava chegar ao ataque em bolas lançadas para Yuri Mamute brigar com os zagueiros, mas sem sucesso.
Já os donos da casa tentavam jogadas em bolas pelos altos e quase conseguiram o empate já aos 41 minutos. Em falta cobrada para a entrada da área, o jogador do Guarany conseguiu toque de cabeça e bola caiu nos pés do zagueiro Bruno Cardoso na segunda trave.
Ele se jogou de carrinho e tocou na bola, que passou rente à trave esquerda do goleiro Bruno Pianissolla e saiu. Após isso, mesmo com a vontade das equipes, o placar não mudou até o apito do árbitro.
A etapa final foi marcada por um gramado ainda mais encharcado por conta da chuva que não deu trégua em Bagé. Consequentemente, a bola rolava menos ainda e o jogo era de muitos bates rebates e jogadas aéreas.
A primeira chance foi do JEC aos nove minutos. Em bola lançada na área após falta pelo lado direito, Léo Rigo tocou de cabeça entre a zaga do Guarany, mas mandou para fora.
Já o Guarany chegou com perigo somente aos 18. Pelo lado direito, a equipe lançou a bola na área e o volante Igor Silva tocou de cabeça. A bola passou com muito perigo ao lado da trave direita e saiu. E os donos da casa conseguiram o empate em lance de falha do goleiro do JEC.
Aos 21 minutos, a bola rebateu na área e ela chegou para ficar nas mãos do goleiro Bruno Pianissolla, mas ele não conseguiu segurar e ela passou por baixo das pernas dele. Allan Christian, que tinha acabado de entrar, disputou e colocou a bola para o fundo das redes. 1 a 1.
Com o gol, o Guarany se lançou ao ataque em busca da virada. Logo após o gol, teve um chute perigoso de longe de Talles que passou perto. Já aos 33 conseguiu em pênalti. Em disputa na área, Danilo Matielo derrubou Allan Christian e árbitro marcou falta.
Márcio Jonatan foi para a cobrança, bateu forte no lado esquerdo e goleiro Bruno nem viu a cor da bola. 2 a 1.
Atrás do placar, o JEC até tentou o empate nos minutos finais, mas não teve sucesso e saiu derrotado de Bagé. Foi o quinto jogo seguido sem vitória da equipe comandada pelo técnico Hemerson Maria, que segue muito pressionado no cargo.
Série D – 14ª rodada
Estádio Estrela D’alva
Guarany de Bagé: Douglas; Talles (Reinaldo), Bruno Cardoso, Michel Bennech e João Victor; Igor Silva, Vitor Oliveira e Murilo Cavalcante; Luiz Felipe (Lessa), Felipe Rangel (Allan Christian) e Márcio Jonathan (Jean Lucca).
Técnico: Willian Campos
JEC: Bruno Pianissolla; Danilo Belão (Juninho), Carlos Alexandre, Guti, Léo Rigo e Ernandes; Yalle, Guilherme Escuro (Zé Vitor) e Danilo Matielo (Vitão); Antônio Porto (Lucas Lopes) e Yuri Mamute.
Técnico: Hemerson Maria
Gols: Yuri Mamute (JEC), Allan Christian (Guarany) e Márcio Jonathan (Guarany).
Cartões amarelos: Felipe Rangel (Guarany), Talles (Guarany) e Yuri Mamute (JEC).
Árbitro: Victor Lucas Pereira Silva (GO)
Assistente 1: Tiago Gomes da Silva (GO)
Assistente 2: André Luiz Severo (GO)
Quarto árbitro: Erico Andrade de Carvalho (RS)