JEC quebra longa invencibilidade do FC Cascavel e termina na liderança do grupo A8 da Série D
Tricolor fecha primeira fase de forma invicta
Tricolor fecha primeira fase de forma invicta
O Joinville venceu o duelo contra o FC Cascavel e fechou a primeira fase da Série D 2021 na liderança do grupo A8. O Tricolor venceu na Arena por 3 a 1, com gols de Caio Monteiro e Thiago Juan, dua vezes, neste sábado, 4, e terminou a primeira fase de forma invicta. O JEC é o único catarinense que segue na competição.
Por outro lado, o FC Cascavel perde a invencibilidade de 22 jogos que sustentava na temporada, a maior entre todos os times das quatro primeiras divisões do Brasil. O time não perdia desde 15 de abril, quando foi derrotado pelo Avaí na Copa do Brasil.
A partida foi, no geral, bem equilibrada na Arena. O FC Cascavel poupou alguns titulares visando a semifinal do Paranaense no meio de semana, mas manteve a confiança e a postura ofensiva. O time do técnico Tcheco começou com mais controle no meio-campo e paciência para trocar passes, mas sem muito volume de finalizações.
No lado do JEC, Renan Oliveira, titular pela primeira vez, foi decisivo para a criação de jogadas do time enquanto teve fôlego. Logo aos 6, ele conectou Ratinho, que cruzou bem, mas nem Tadeu, nem Caio Monteiro conseguiram finalizar.
O Cascavel, em lance fortuito, quase marcou um golaço aos 22. William viu Rafael Pascoal adiantado e arriscou chute de antes do meio-campo. A bola teve direção, mas acabou perdendo força, e o goleiro do JEC segurou.
Apesar da boa postura e movimentos, o Cascavel perdeu força da metade para o fim do primeiro tempo, e o JEC conseguiu chegar em boas jogadas trabalhadas. Aos 33, Xavier chutou de longe de canhota, a bola quicou, e Luis se esticou para evitar o primeiro do jogo, que acabou saindo três minutos depois. Caio Monteiro recebeu de Renan Oliveira pela esquerda, deu belo drible em Henrique e finalizou de pé direito. O goleiro chegou a tocar na bola, mas não evitou o 1 a 0.
O Cascavel voltou a assustar aos 41, quando, Carlos Henrique ficou com a bola dentro da área após saída errada de Renan Castro, tentou driblar o goleiro, mas foi desarmado por Rafael Pascoal. O time paranaense pediu pênalti, mas juiz mandou seguir, e o 1 a 0 se manteve até o intervalo.
A segunda etapa começou com um jogo mais franco, sem tanta disputa no meio-campo, e com maior volume de finalizações de ambos os lados, mesmo com poucas na direção da meta. Logo aos 7, o FC Cascavel buscou o empate. Em jogada rápida de contra-ataque, Vinícius recebeu de Douglas dentro da área, limpou Fernando, e bateu no contrapé de Pascoal: 1 a 1.
O Cascavel conseguia manter a bola no campo de ataque e trabalhar bem após o gol, mas as mudanças de Leandro Zago acabaram surtindo efeito. Aos 23, Renan Castro descolou ótimo cruzamento da esquerda, e Thiago Juan completou na pequena área para recolocar o JEC na frente do placar. Este foi o primeiro dele com a camisa tricolor.
Aos 33, Renan Castro adiantou demais a bola, chegou atrasado em dividida com Henrique e recebeu segundo amarelo. Lateral pareceu tocar na bola primeira, mas foi expulso. Logo depois disso, enquanto o Cascavel se lançou para cima, o JEC teve duas grandes chances no contra-ataque. Primeiro, Thiago Juan arrancou desde a defesa, deixou vários marcadores para trás e saiu livre na cara do gol, mas chutou rasteiro e parou em Luis.
Dois minutos depois, o próprio Thiago Juan recebeu cruzamento rasteiro de Fialho dentro da área, mas chutou de canhota por cima. Apesar das mudanças ofensivas, o Cascavel não conseguiu aproveitar a vantagem numérica e teve sua invencibilidade quebrada.
No fim, ainda saiu mais um de Thiago Juan. Aos 50, após chutão do goleiro, o atacante aproveitou a furada de William e tocou na saída do goleiro para sacramentar a vitória tricolor: 3 a 1.
Com a vitória, o JEC fecha a primeira fase de forma invicta e termina na primeira colocação, com 28 pontos, um a mais que o FC Cascavel. O Tricolor vai enfrentar o Bangu na primeira fase de mata-mata, enquanto a Serpente pega o Cianorte, também do Paraná. As partidas de ida acontecem no próximo fim de semana, ainda sem datas e horários indefinidos.
O Cascavel volta a campo antes, na quarta-feira, 8, contra o Athletico, em jogo de volta das semifinais do Campeonato Paranaense.
Joinville: Rafael Pascoal; Edson Ratinho, Fernando, Helerson, Renan Castro; Xavier (Douglas Packer, min. 17/2ºt), Naldo (Lucas Goes, min. 28/2ºt), Davi Lopes; Renan Oliveira (Thiago Juan, min. 17/2ºt), Caio Monteiro (Leo Griggio, min. 35/2ºt), Tadeu (Fialho, min. 17/2ºt). Técnico: Leandro Zago
FC Cascavel: Luis; Henrique, Afonso, William, Carlinhos (João Guima, min. 28/2ºt); Echeverría, Robinho, João Pedro (Eduardo, min. 28/2ºt); Douglas, Vinicius (Guilherme Biteco, min. 18/2ºt), Carlos Henrique. Técnico: Tcheco
Gols: 1×0, min. 36/1ºt, Caio Monteiro. 1×1, min. 8/2ºt, Vinícius. 2×1, min. 23/2ºt, Thiago Juan. 3×1, min. 50/2ºt, Thiago Juan
Amarelos: Naldo, Renan Castro, Tadeu (JEC); Eduardo (FCC)
Vermelho: Renan Castro (JEC)
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: