X
X

Buscar

JEC recorre sobre multa e é absolvido por confusão na Arena Joinville na estreia do Catarinense

Recurso foi julgado nesta quinta-feira

O Joinville Esporte Clube (JEC) divulgou que recorreu da multa de R$ 5 mil imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina (TJD-SC) pela confusão que envolveu torcedores na arquibancada da Arena Joinville na estreia do Campeonato Catarinense de 2025. O recurso foi julgado nesta quinta-feira, 20, e o clube foi absolvido de todas as acusações.

Conforme o TJD-SC, a denúncia foi baseada no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O artigo estabelece que os clubes são responsáveis por prevenir e reprimir desordens e invasões de campo. Inicialmente, o JEC informou que não iria recorrer da decisão. Porém, voltou atrás e protocolou um recurso.

Segundo o clube, a multa anteriormente aplicada pela Comissão Disciplinar foi afastada. “Ficou comprovado que Joinville tomou todas as medidas capazes para previnir e reprimir a desordem ocorrida, inclusive com a necessária intervenção da Polícia Militar junto aos torcedores do Figueirense”, destacou o tricolor em nota oficial.

A nota diz ainda que o torcedor do JEC identificado e detido no episódio está proibido de frequentar a Arena Joinville.

“O Joinville reitera que continuará prezando pela segurança e boa conduta na Arena, e que responsabilizará em todas as esferas, os torcedores que se envolverem em qualquer forma de desordem, preconceito, invasão ou arremesso de objetos no campo”, finaliza o clube.

Relembre o caso

Conforme a Polícia Militar, o tumulto teria começado quando um torcedor do JEC teria chutado a divisória entre as torcidas e iniciado provocações. Os policiais intervieram devido à reação dos torcedores do Figueirense.

Ainda segundo a PM, integrantes da torcida organizada do Figueirense teriam tentado agredir os policiais durante a tentativa de contenção. Com isso, os policiais usaram spray de pimenta para dispersar o grupo.

A situação agravou, e segundo a PM, torcedores do Figueirense tentavam acessar a parte interna do estádio com agressividade, o que teria levado a necessidade de disparos com elastômeros, conhecidos como balas de borracha.

Leia a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL

Na noite de ontem, o Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva julgou Recurso do Joinville E. C., e o absolveu de todas as acusações referentes à desordem ocorrida na área da torcida visitante das arquibancadas da Arena, no intervalo da partida de 11 de janeiro, contra o Figueirense pela primeira rodada do Campeonato Catarinense.

A multa anteriormente aplicada pela Comissão Disciplinar foi afastada. Ficou comprovado que Joinville tomou todas as medidas capazes para previnir e reprimir a desordem ocorrida, inclusive com a necessária intervenção da Polícia Militar junto aos torcedores do Figueirense. O torcedor do JEC identificado e detido no episódio está proibido de frequentar a Arena.

O Joinville reitera que continuará prezando pela segurança e boa conduta na Arena, e que responsabilizará em todas as esferas, os torcedores que se envolverem em qualquer forma de desordem, preconceito, invasão ou arremesso de objetos no campo.

A DIRETORIA

Leia também:
1. Mulher denuncia estupro próximo ao Terminal Norte em Joinville
2. Morador de Joinville suspeito de participar de grupo supremacista é alvo de operação da Polícia Civil
3. Sala de vacinas central de Joinville abre neste domingo para atendimento
4. Empresa de Joinville muda quadro societário e planeja quadruplicar faturamento
5. Juiz que atuou em Joinville é eleito novo desembargador do TJ-SC


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: