X
X

Buscar

Jogo desenvolvido na Udesc em Joinville é selecionado para maior concurso da área na América Latina

Dissertação de mestrado ficou entre as três finalistas

A dissertação de mestrado Acadêmico em Computação Aplicada de Jhonatan Thallisson Cabral Néry intitulada “Arquitetura de Software Interativo Multimodal dirigida a Jogos Sérios para Reabilitação”, foi selecionada entre as três finalistas do CTD – Concurso de Teses e Dissertações – do SBGames 2022 – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (https://sbgames.org/sbgames2022/ctd/).

Neste trabalho, Jhonatan desenvolveu uma forma de codificar jogos digitais sérios para reabilitação respiratória que permite usar o sensoriamento de sinais dos pacientes como informação para alterar um jogo digital usado em terapia. Com essa solução, o uso do jogo fica mais flexível, completo e ainda oferece mais segurança para o paciente. O equipamento foi feito com sensores simples e baratos.

” Estamos agora com um jogo digital pronto para facilitar a terapia de pacientes com problemas respiratórios e em busca de parcerias para levar este jogo a clínicas e hospitais que queiram transformar seus processos terapêuticos mais interessantes e eficazes”, finaliza Marcelo Hounsell, professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada da Udesc Joinville e orientador do trabalho.

Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidas pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=C1XTVwm3nJc

SBGames

O SBGames é o maior evento na área de jogos e entretenimento digital da América Latina e o CTD premia as melhores dissertações do Brasil na área e que foram defendidas no ano anterior (2021). Jhonatan hoje é professor do IFPR – Instituto Federal do Paraná – na área de desenvolvimento de jogos digitais. Ele irá apresentar sua pesquisa na edição do evento deste ano que ocorrerá em Natal (RN), no final do mês de outubro.

Leia também:
Saiba tudo sobre as Eleições 2022
Hantavirose: menino morre em SC após ser mordido por rato silvestre e pegar doença
Defesa Civil alerta para risco de temporal nesta quarta-feira, em Joinville
Servidor público é condenado por desviar mais de R$ 60 mil e falsificar documentos em SC
Petrobras anuncia redução no valor do diesel; novo preço começa nesta terça-feira

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização