Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville reúne cerca de 300 atletas; confira
Abertura elegeu rei e da rainha do evento
Abertura elegeu rei e da rainha do evento
Os 29º Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville reúne cerca de 300 atletas, de 21 grupos, em dez dias de competição. A abertura oficial aconteceu na tarde desta sexta-feira, 14, no Ginásio Abel Schulz.
As competições estão programadas de 17 a 27 de outubro, em diversos locais da cidade. O evento é realizado pela Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura.
Os jogos contam com as seguintes modalidades: canastra, dominó, general, truco, bocha, beach tennis, voleibol master, voleibol adaptado, dança de salão e dança coreografada em equipe.
“Estamos felizes com a grande participação dos grupos de Joinville e também pelo apoio dos familiares. Desejamos a todos uma excelente competição e que deem o seu melhor”, afirma o secretário de Esportes, André Mattos.
Um dos atletas participantes é Pedro Albino de Lima, de 80 anos. Ele jogará canastra pelo Grupo de Terceira Idade Arco-Íris B. “Eu participo de competições desde 2000. Isso nos deixa mais alegres, mais para cima!”, garante o atleta.
Após a cerimônia de abertura dos jogos, foi realizado o Concurso da Realeza 2022. Vestidos com trajes sociais, os candidatos desfilaram ao som de músicas que escolheram, com muita animação e elegância.
Um dos competidores foi Sidnei José Gomes, da Adipros. Sidnei é deficiente visual e competiu ao lado de uma guia. Entre os jurados, estavam a vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin e a Miss Joinville 2022 Milena Calegari.
A rainha escolhida pela comissão julgadora foi Hilda Werlich, do grupo CCMI2. Aos 72 anos, a ex-costureira, natural de Rio do Sul, estava emocionada com o resultado.
“Foi meu aniversário ontem e esse foi meu presente. Foi maravilhoso participar e viver esse momento”, comemora a rainha. Ela ainda vai competir nos jogos na canastra.
Maria de Oliveira May, do grupo Imaculada Conceição A ficou com o título de 1ª princesa e o título de 2ª princesa coroou Julita Tomio, da AAPJ.
Entre os candidatos masculinos, a faixa e a coroa de rei ficaram com Valmor Passos da Silva, do grupo Alvorada Amarelo. Ele levantou a plateia ao sambar durante seu desfile. Aos 85 anos de idade, foi a primeira vez que o aposentado participou do concurso.
“Estou muito emocionado, não esperava ganhar, foi uma surpresa muito grande. Esses jogos são pura alegria”, afirma o eleito.
O 1º príncipe foi o candidato Rui Giesel, do grupo CCMI1 e o título de 2º príncipe ficou com Hermínio Oliveira, do grupo Imaculada Conceição A.
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização