X
X

Buscar

Joinvilense conquista vaga para Olimpíadas de Paris e representará Brasil no tiro esportivo; conheça atleta

Geovana Meyer representará o Brasil na carabina de três posições

A joinvilense Geovana Meyer, de 22 anos, representará o Brasil nas Olimpíadas de Paris, em julho. Ela conquistou a vaga na carabina de três posições no Tiro Esportivo. A classificação para Paris 2024 veio após conquistar a medalha de prata no Pré-Olímpico Continental de Tiro Esportivo 2024, em Buenos Aires, na Argentina.

A final da competição foi realizada nesta quarta-feira, 3. Geovana terminou na segunda posição, com 455.9 pontos no total. A medalha de ouro ficou com a norte-americana Sagen Maddalena, com 460.5 pontos.

Entretanto, como Maddalena já tinha obtido uma vaga no Mundial de 2022, a vaga olímpica foi realocada para a joinvilense.

Geovana com a medalha de prata no pré-olímpico. | Foto: Federação Internacional de Esportes de Tiro/Divulgação

Carreira

Geovana, atual 15ª colocada no ranking mundial na carabina de três posições, iniciou no tiro esportivo com 11 anos, em competições de tiro seta na Sociedade Rio da Prata. Ela conta que os pais sempre atiraram e com ela foi o mesmo.

“Comecei atirando em cima de uma caixinha de Coca-Cola para ter altura e eu sempre gostei muito”, conta de forma descontraída.

Ela explica que no tiro seta existe uma competição chamada Tiro Rei, uma festa em que todos os atiradores participam competindo e comemorando. “Em duas vezes fui rainha das rainhas (o título para a melhor atiradora de Joinville) e minha mãe também já foi três vezes”, relembra.

Em 2016, foi convidada para atirar na modalidade olímpica de carabina de Ar. Quatro anos depois, entrou para o exército, pelo programa de atletas de alto rendimento, onde começou a atirar na modalidade carabina três posições, no calibre .22.

“Eu fui e tive muita ajuda de outros atiradores de Santa Catarina para isso, já que o material para iniciar é caro. Mas consegui muita coisa emprestada até começar a ter as minhas. Isso me ajudou muito no início”, confessa.

Ainda em 2022, ganhou a medalha de ouro no Tiro Carabina três posições nos Jogos Sul-americanos, em Assunção, no Paraguai.

Geovana com a medalha de ouro dos Jogos Sul-americanos. | Foto: UniSociesc/Arquivo

No mesmo ano, após ficar quinto lugar num campeonato que valia uma vaga para as olimpíadas, revela que iniciou o sonho de representar o país nos jogos olímpicos.

“Buscando alcançar esse objetivo, fui atrás de recursos e me preparei intensamente, junto com toda a minha equipe de profissionais para as provas. E uma delas e também a última seria essa na qual participei na Argentina, onde conquistamos a tão sonhada vaga olímpica”, comemora.

“Estou imensamente grata por ter a oportunidade de viver esse sonho e extremamente feliz em ver que todo o esforço valeu a pena. Agora início a preparação para os jogos olímpicos de Paris 2024”, finaliza.

Leia também:
1. JEC tem dívida de R$ 95 mil com FCF e Justiça Desportiva é acionada; clube não deve ser julgado
2. Polícia detalha tombamento de carreta com carga de bebidas na Serra Dona Francisca
3. “Para não ser uma turma só sofrendo”: Alunos de Joinville fazem rodízio para dividir uso de sala de aula sem refrigeração
4. Chineque de 15 metros promete bater recorde mundial e tem distribuição gratuita em Joinville
5. VÍDEO – Estrela-cadente cruza céu de Joinville


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: