Joinvilense cria vaquinha online para iniciar novo tratamento para doença autoimune e sem cura

Vanessa dos Santos precisa de medicamento não fornecido pelo SUS

Joinvilense cria vaquinha online para iniciar novo tratamento para doença autoimune e sem cura

Vanessa dos Santos precisa de medicamento não fornecido pelo SUS

Bernardo Gonçalves

A joinvilense Vanessa dos Santos, de 30 anos, criou uma vaquinha online para poder comprar um medicamento e iniciar um novo tratamento para uma doença autoimune chamada “miastenia gravis”. Segundo ela, os médicos lhe informaram que a doença não possuí cura.

O medicamento que ela precisa é o Rituximab, que não é fornecido pelo SUS e custa R$ 46 mil. O remédio foi receitado por um médico neurologista, que informou que seria eficaz para o tratamento.

Até a publicação deste matéria, ela já havia arrecadado um pouco mais de R$ 4 mil. A vaquinha pode ser acessada aqui. Doações também podem ser realizadas pelo PIX (47) 98417-8502, em nome da própria Vanessa.

Crises

Casada e mãe de dois filhos, uma menina de 5 e um menino de 8 anos, ela descobriu a doença em 2014 e conta que ao longo dos nove anos de tratamento já teve várias crises.

Porém, em 2023, teve uma mais forte. “Fiquei internada diversas vezes desde o mês de abril até dezembro, próximo à data de Natal. Tive diversas paradas respiratórias, fiquei um tempo na UTI, colocamos traqueostomia e me alimento por sonda desde maio do ano passado”, conta.

Vanessa respira com ajuda de ventilador mecânico e depende da ajuda do marido. Ela realizava o uso de alguns remédios fornecidos pelo SUS, porém, revela que eles não fazem mais efeito. Com isso, os médicos receitaram o rituximab, que faria com que ela voltasse a falar, comer, respirar sozinha e ter novamente coordenação motora.

A moradora do bairro Comasa já entrou com um pedido na defensoria pública para conseguir o medicamento de forma gratuita, mas até o momento não teve retorno efetivo.

“Enquanto isso, preciso de ajuda em tempo integral. Qualquer valor é bem-vindo e eu ficarei muito grata por cada doação! Deus abençoe a todos”, finaliza.

Leia também:
1. Como está a BR-101 em Santa Catarina: confira quais são os pontos com lentidão nesta quarta-feira
2. Joinville pode ter locais sem energia nos próximos dias
3. Divulgado horário de velório do escritor e jornalista Herculano Vicenzi em Joinville
4. Entenda o novo limite de juros do cartão de crédito definido por lei
5. Polícia Científica de Joinville pede ajuda para identificar corpo encontrado na véspera de Natal


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo