Joinvilense é eleita vice-presidente do TRE-SC
Desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta assume também a corregedoria eleitoral
Desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta assume também a corregedoria eleitoral
Nesta quarta-feira, 7, a desembargadora joinvilense Maria do Rocio Luz Santa Ritta foi eleita vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). O novo presidente é o desembargador Alexandre d’Ivanenko, atual vice. A dupla foi eleita por aclamação em sessão administrativa e assume a partir de março de 2023.
Além da vice-presidência, Maria do Rocio assume também a corregedoria regional eleitoral. Antes da eleição, ela foi escolhida pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) para ocupar o cargo de juíza efetiva do TRE-SC, na categoria desembargador.
Como a magistrada permanecerá naquele tribunal até 2024, historicamente terá a possibilidade de ser a primeira mulher presidente a conduzir eleições municipais em Santa Catarina.
Ao agradecer a confiança depositada pelos colegas, Maria parabenizou o presidente eleito. “Pretendo que esta Corte permaneça coesa, como já está”, declara.
O desembargador d’Ivanenko agradeceu a aclamação dos pares e todo o apoio que recebeu do presidente Brüggemann, e comprometeu-se em fazer “o máximo em prol da Justiça Eleitoral”.
O atual presidente desejou aos eleitos uma profícua gestão à frente do TRE-SC. “Vossa excelência terá uma companheira em quem pode confiar”, disse o desembargador Leopoldo ao presidente eleito.
Os escolhidos também foram saudados pelo procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, que deu as boas-vindas à desembargadora Rocio e afirmou que será “uma grande satisfação” trabalhar com o desembargador d’Ivanenko na condição de presidente do tribunal.
A Corte Eleitoral é composta de sete membros efetivos: dois desembargadores, dois juízes de direito, um juiz federal e dois juristas. A posse dos eleitos nos respectivos cargos ocorrerá na primeira quinzena de março de 2023.
Natural de Itajaí, o desembargador Alexandre d’Ivanenko ingressou na magistratura catarinense em dezembro de 1981. Atuou como juiz substituto na comarca de Brusque e depois em São José. Já como juiz de direito, judicou nas comarcas de Urubici, Orleans, Porto União, Curitibanos e Florianópolis.
Foi promovido ao cargo de desembargador em outubro de 2007 e exerceu o cargo de 1º vice-presidente do TJ-SC no biênio 2016-2018.
Atualmente, integra a 4ª Câmara Criminal do TJ-SC. Atuou como vice-presidente e corregedor regional eleitoral nas Eleições Gerais 2022, na qual foram eleitos o novo governador de Santa Catarina, um senador, 16 deputados federais e 40 estaduais, além do novo presidente da República.
A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta é natural de Joinville e ingressou na magistratura catarinense em 1985 como juíza substituta do TJ-SC, atuando em diversas comarcas do estado.
Em 1987, foi promovida a juíza de direito e judicou nas comarcas de Itapiranga, Dionísio Cerqueira, Biguaçu, Chapecó e Capital. Também foi juíza eleitoral em diversas zonas eleitorais, na categoria Juiz de Direito. Tomou posse em 2000 como juíza de segundo grau do TJ-SC, sendo promovida, em 2005, ao cargo de desembargadora.
Atua desde então na 3ª Câmara de Direito Civil do TJ-SC, que atualmente preside, no Grupo de Câmaras de Direito Civil e no Órgão Especial do Tribunal de Justiça.
Leia também:
1. Prefeito de Joinville recebe alta hospitalar após dois dias internado
2. VÍDEO – Zé Trovão diz que foto com drogas que viralizou é antiga; “Não me orgulho”
3. Joinville vai fazer levantamento de dados sobre velocidade e veículos em circulação
4. Dois bairros de Joinville devem ficar sem água nesta quinta-feira; veja quais
5. Serra Dona Francisca é liberada para tráfego de veículo nos dois sentidos
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização