Joinvilense que esteve na Segunda Guerra Mundial morre aos 100 anos
Ele era cidadão honorário de Balneário Piçarras
Ele era cidadão honorário de Balneário Piçarras
Abrão Laurentino das Neves morreu na madrugada desta segunda-feira, 3, aos 100 anos. Natural de Joinville, ele serviu ao Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial.
Filho de Antônio Laurentino das Neves e Zeferina Clara das Neves, Abrão nasceu em Joinville em 1923 e mudou-se para Balneário Piçarras aos 7 anos, onde construiu uma vida como pescador artesanal.
Aos 25 anos, Abrão casou-se com Luzia das Neves, carinhosamente conhecida como Dona Lôla, com quem teve 13 filhos. Em 1944, ele serviu ao Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial, recebendo várias homenagens como ex-combatente, destacando-se por sua bravura e patriotismo.
Abrão foi um dos pescadores artesanais mais antigos de Balneário Piçarras. Em reconhecimento à sua contribuição para a comunidade, ele foi homenageado como Mestre do Saber de Balneário Piçarras em 2010 e recebeu o título de Cidadão Honorário de Balneário Piçarras em 2022.
No seu centenário, celebrado em 2023, uma grande festa reuniu amigos, autoridades e contou com a presença da Banda do Exército de Blumenau.
A Prefeitura de Balneário Piçarras divulgou uma nota de pesar lamentando o falecimento de Abrão.
Leia também:
1. “Joinville hoje faz parte de Guaíba”: moradora agradece atuação de equipes joinvilenses no RS
2. Identificado homem morto a tiros em Itapoá
3. Quinze moradores de Joinville faturam na primeira Trimania de junho
4. Tempo em Joinville: confira previsão para primeira semana de junho
5. Transporte coletivo de Joinville tem nova linha e mais horários de ônibus
Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque: