Joinvilense que esteve na Segunda Guerra Mundial morre aos 100 anos
Ele era cidadão honorário de Balneário Piçarras
Abrão Laurentino das Neves morreu na madrugada desta segunda-feira, 3, aos 100 anos. Natural de Joinville, ele serviu ao Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial.
Filho de Antônio Laurentino das Neves e Zeferina Clara das Neves, Abrão nasceu em Joinville em 1923 e mudou-se para Balneário Piçarras aos 7 anos, onde construiu uma vida como pescador artesanal.
Aos 25 anos, Abrão casou-se com Luzia das Neves, carinhosamente conhecida como Dona Lôla, com quem teve 13 filhos. Em 1944, ele serviu ao Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial, recebendo várias homenagens como ex-combatente, destacando-se por sua bravura e patriotismo.
Abrão foi um dos pescadores artesanais mais antigos de Balneário Piçarras. Em reconhecimento à sua contribuição para a comunidade, ele foi homenageado como Mestre do Saber de Balneário Piçarras em 2010 e recebeu o título de Cidadão Honorário de Balneário Piçarras em 2022.
No seu centenário, celebrado em 2023, uma grande festa reuniu amigos, autoridades e contou com a presença da Banda do Exército de Blumenau.
A Prefeitura de Balneário Piçarras divulgou uma nota de pesar lamentando o falecimento de Abrão.
Confira abaixo:
Leia também:
1. “Joinville hoje faz parte de Guaíba”: moradora agradece atuação de equipes joinvilenses no RS
2. Identificado homem morto a tiros em Itapoá
3. Quinze moradores de Joinville faturam na primeira Trimania de junho
4. Tempo em Joinville: confira previsão para primeira semana de junho
5. Transporte coletivo de Joinville tem nova linha e mais horários de ônibus
Assista agora mesmo!
Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque: