+

Morador de Joinville sobe Mirante do Boa Vista mais de 70 vezes em menos de 15h

Flávio Pavlov cumpriu o desafio no início deste mês

Morador de Joinville sobe Mirante do Boa Vista mais de 70 vezes em menos de 15h

Flávio Pavlov cumpriu o desafio no início deste mês

Vítor Filomeno

No início deste mês, o morador de Joinville e procurador da República, Flávio Pavlov, de 45 anos, subiu o Mirante do Boa Vista 72 vezes em 14 horas e 53 minutos. A marca foi conquistada no dia 02 de dezembro, cumprindo um desafio chamado “Everesting”, que consiste em subir a altura do Monte Everest (8.848 metros) em uma única pedalada.

Pavlov subiu o trecho que vai da entrada do Parque Zoobotânico até a chamada curva da Embratel. Esse trecho, também popularmente conhecido como “RBS até a curva”, possui 125 metros de altura, que multiplicado por 72 ultrapassa 9.000 metros de ganho de elevação.

Em conversa com a reportagem do jornal O Município Joinville, comentou que o interesse pelo ciclismo surgiu durante a pandemia. Em seguida, a empolgação aumentou ao sair com grupos de amigos para pedalar, culminando na preparação com assessorias do esporte em 2021.

Para cumprir o desafio, houve muita prática. “A preparação para um desafio como este engloba muitas subidas de montanhas e treinos de resistência. A logística de ritmo, pausas para descanso, hidratação e alimentação também precisa ser planejada com antecedência. Na região de Joinville, usei a Serra Dona Francisca e o Morro das Duas Mamas, além do próprio Mirante, como principais locais de treinamento para ganho de elevação”, revelou ele.

A inspiração para realizar esse pedal surgiu a partir de um grupo, o Sem Rotina, que se organizou para cumprir uma promessa pela recuperação de um integrante que havia sofrido um grave acidente. O pagamento disso era subir e descer diversas vezes o Mirante de bicicleta.

“No fim do dia, acumulei 61 subidas e percebi que não fiquei distante de completar outro desafio, agora internacional, chamado Everesting”, explica.

Já no dia 2 de dezembro, organizou com amigos do grupo Pedal Taca Marcha um novo desafio de subidas, com premiação para os primeiros colocados. “Como organizador, não concorri à premiação, mas consegui fazer as 72 subidas necessárias”, complementa.

Passar quase 15h subindo o Mirante exige a superação de alguns desafios, físicos e mentais. “O maior desafio físico foi encarar o calor intenso no meio do dia, com muita sensação de abafamento. Cheguei a usar bolsas de gelo nas costas nas subidas que fiz depois da pausa pro almoço. Mentalmente, aproveitei a presença dos muitos amigos que estavam participando do desafio para incentivar e ser incentivado por eles”, relembrou.

A exigência física e mental quase o fizeram abandonar o desafio. “O forte calor na hora do almoço e o cansaço acumulado no final do dia me fizeram pensar em desistir sim. Porém, o pensamento na preparação bem feita, em todo o apoio recebido durante as subidas e a vontade de abreviar o sofrimento me ajudaram muito a tirar rapidamente a ideia de desistir da cabeça e a retomar o foco”, disse ele.

Assim como no futebol, a torcida foi fundamental para manter Flávio focado e energizado para finalizar as subidas. “O apoio da família, amigos e pessoas que passeavam pelo parque nos momentos finais me fizeram tirar todas as energias que o corpo podia entregar pra concluir a empreitada. Sem essa ajuda certamente não concluiria os 240 quilômetros de pedalada com os 9.100 metros de ganho de elevação”, agradeceu.

Ao, finalmente, cumprir o desafio, o cansaço e a emoção dominaram. “Exausto e profundamente emocionado ao mesmo tempo. Também me senti muito grato por todo incentivo e suporte recebido antes e durante a aventura. Os abraços na esposa, no filho e nos amigos que fizeram as últimas subidas ao meu lado ficarão gravados pra sempre na minha memória”, finalizou Flávio.


Assista agora mesmo!

Baile com Os Monarcas e paixão por futebol: Sargento Junkes leva o padrinho para o Bar da Zenaide:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo