Joinvilense Tigre firma parceria com Unicef; veja ações realizadas
Uma delas tem parceria com Unicef
Uma delas tem parceria com Unicef
A multinacional joinvilense Grupo Tigre, divulgou algumas de suas iniciativas sociais e culturais ligadas à saneamento em celebração ao dia mundial da Água, comemorado nesta terça-feira, 22.
O Grupo Tigre e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estão instalando 500 lavatórios em escolas do norte e nordeste de seis estados no Brasil, desde março. Segundo dados do Unicef, com base no censo escolar 2020, cerca de 24 mil escolas municipais não têm acesso adequado à água no Brasil.
“Levar saneamento às escolas é um desafio, e a Tigre vai seguir com seu papel e contribuir para diminuir esse índice. Nossa escolha pelas escolas dessas duas regiões se deu em razão de sua situação mais crítica. Na região norte, por exemplo, menos de 10% dos colégios têm acesso a serviços públicos de esgoto”, explica Otto von Sothen, presidente do Grupo Tigre.
A Fábrica de Graffiti tem um projeto que humaniza distritos industriais por meio da arte de rua, e vai chegar a Rio Claro, no interior de São Paulo. Foram grafitados 3,2 mil metros quadrados, um muro de 1,4 quilômetros de extensão e um paredão de 35 m x 10 m.
A edição começou em 7 de março e terminou em 22 de março, dia mundial da água, que é o tema do trabalho dos 23 artistas convidados. A edição é patrocinada pela Tigre, por meio do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH). A pintura foi realizada nos muros e na empena da fábrica da Tigre em Rio Claro.
A Fábrica de Graffiti é o primeiro projeto brasileiro de arte de rua com foco nos distritos industriais, descentralizando e democratizando o acesso à arte ao atuar longe dos centros urbanos, que recebem a maioria dos projetos culturais do país.
O tema chama a atenção para as crises socioambientais mundiais causadas pelo mau uso dos recursos hídricos, poluição das águas e aquecimento global.
O presidente da empresa, Otto von Sothen, entra para o Conselho Consultivo do Unicef Brasil. Segundo a empresa, a Tigre tem um histórico em defesa do saneamento, como uma das fundadoras do Instituto Trata Brasil, referência no tema, em que um dos grandes desafios é atender à população mais distante das cidades e das redes de tratamento.
Para a seleção do novo conselheiro, o Unicef considera postura, influência, integridade, conhecimento, reputação, interesse e engajamento com causas sociais. Atualmente, o órgão conta com 13 conselheiros.
O documentário O Futuro das águas, desafio do século tem o patrocínio do Grupo Tigre, por meio do seu braço social, o ICRH. Dirigido por Camilo Tavares, diretor premiado na França e EUA, e produzido por Nexo Filmes e Lavoura Santa, o curta metragem apresenta os principais desafios e soluções relacionados à gestão da água no Brasil. Foi exibido pela TV Cultura em rede nacional nesta terça-feira, 22.
Com uma visão crítica dos desafios hídricos atuais, o filme aponta soluções que mostram bons exemplos na gestão do saneamento e reuso de água em prédios comerciais e na indústria.
“Temos uma chance, com o novo marco do saneamento, de gerir melhor a questão dos recursos hídricos e adotar o modelo da economia circular. A partir daí, fizemos o documentário com o patrocínio cultural da Tigre e do ICRH. Espero que estimule a consciência de todos”, destaca o diretor Camilo Tavares.
Leia também:
– Caminhão é tomado por chamas na BR-101, em Araquari
– Carga desviada avaliada em R$ 13 mil é recuperada pela Polícia Civil de Joinville
– Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville é reaberto ao público
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: