X
X

Buscar

Joinvilense e companheiro transformam Kadett em motorhome e viajam pelo Brasil

Douglas e Elton já visitaram 16 estados brasileiros

O joinvilense Douglas Marques, de 30 anos, transformou um Kadett 1996 em motorhome para realizar o sonho de viajar pelo Brasil, com o companheiro Elton Lima, 29. O projeto “Em Busca da Rota” teve início no dia 23 de abril deste ano.

O casal, que está junto há quatro anos, já percorreu 16 estados brasileiros e planeja viajar para os dez estados restantes e o Distrito Federal. Na lataria do carro, estão colados adesivos dos estados visitados. A maior meta do casal é ir ao Alasca, nos Estados Unidos.

Fred Romano/O Município Joinville

Já foram 17 mil quilômetros rodados, tudo isso na companhia do cachorro Bruce, de 5 anos. As paradas para dormir e higienização são realizadas em locais considerados seguros pelos dois, como postos de combustíveis.

Elton e o cachorro Bruce | Foto: Fred Romano/O Município Joinville

Todas as viagens e rotina são publicadas nas redes sociais. “O objetivo é mostrar para as pessoas que viver vale a pena independente da circunstância que ela está”, afirma Douglas.

“Não é só uma viagem de carro, agora é uma viagem com a nossa casa”, comenta Elton. Ele também descreve o projeto como uma sensação de liberdade.

Início da viagem

Apesar de ser natural de Joinville, aos 7 anos Douglas foi morar em Imaruí, no Sul do estado. Na cidade, eles tinham uma sorveteria e lanchonete, porém, durante a pandemia venderam o negócio.

Douglas sempre teve o sonho de viajar pelo Brasil, e após um período depressivo, decidiu colocar o projeto na estrada, junto ao companheiro. Nestes cinco meses em que está rodando pelo Brasil, o joinvilense diz que conhecer pessoas e lugares novos tem o ajudado a vencer a doença. “Eu posso dizer que estou mais de 90% curado”, comenta.

Elton, à esquerda, e Douglas, à direita | Foto: Fred Romano/O Município Joinville

Delielton Lima, que é mais conhecido como Elton, é natural do Pará. Há seis anos ele foi morar em Imbituba, também no Sul do estado.

Quando tinha 12 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Aos 19 anos, o segundo. Elton conta que não ficou com sequelas físicas da doença, mas que ainda hoje, quando sente dor de cabeça, fica preocupado, e que tem uma memória fraca.

Ainda na pré-adolescência, o paraense aprendeu a fazer crochê. Atualmente, a prática se tornou uma terapia e uma forma de sustento. O casal vende as peças de crochê produzidas por Elton e também aromatizantes que aprenderam a fazer durante uma viagem em Imperatriz (MA).

Fred Romano/O Município Joinville

Além disso, eles também disponibilizam a chave Pix 09224562914 para pessoas que queiram apoiar o projeto com qualquer valor em dinheiro.

Perrengues

Entre os perrengues já passados no período de viagens, Douglas conta que o mais perigoso foi na vez em que a barra de direção do carro quebrou. Eles estavam na região da Praia de Morro Branco, em Beberibe (CE). Para sorte do casal, eles estavam em uma área urbana e nada aconteceu.

Outro perrengue, que o joinvilense considera engraçado, aconteceu na Ilha do Mosqueiro, em Belém (PA). Em uma noite chuvosa, eles estavam passando perto de um cemitério e dois pneus do Kadett furaram.

Como não queria parar próximo a um cemitério de noite, Douglas seguiu com o carro e encontrou o material de construção Jerusalém. “Estava escrito material de construção Jerusalém, Jesus está voltando, eu pensei: é hoje”, comenta.

Pausa na viagem e novo integrante

A viagem pelo Brasil está em pausa no momento. A mãe de Douglas tem uma cirurgia cardíaca agendada no Hospital Regional, em Joinville, e o filho quer estar por perto neste período.

Durante a pausa, o joinvilense vai realizar reparos nos carros e reorganizar o projeto. Além disso, o casal também buscou o segundo cachorro, o Ruck, de 1 ano, que estava em Imaruí.

Cachorro Ruck | Foto: Fred Romano/O Município Joinville

Antes de voltar a viajar pelo Brasil, a dupla planeja visitar municípios em Santa Catarina. Esta decisão foi tomada pensando na adaptação de Ruck, que é um cachorro de grande porte, diferente de Bruce.

Modificações no carro

O Kadett foi transformado em um motorhome, com local para dormir, varanda retrátil, cozinha e maleiro. Os bancos traseiros do veículo foram retirados para a transformação ser possível. Antes da modificação, Douglas também utilizava o carro para vender picolé.

Fred Romano/O Município Joinville

Além das viagens mais curtas, o casal também quer adaptar o motorhome para que os cachorros tenham um espaço só para eles. Atualmente, o casal dorme com os animais dentro do carro.

O objetivo é montar um local para dormir em cima do carro, na parte onde atualmente está o maleiro. Os cachorros continuariam dormindo dentro do veículo. “Não adianta a gente estar confortável e eles não estarem bem”, justifica Douglas.

Douglas comenta que uma das possibilidades seria vender o Kadett e comprar uma Kombi. Porém, esta não é a principal meta no momento.

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização