Joinvilenses conquistam seis medalhas de ouro nas Paralimpíadas Universitárias
Luis Felipe Elicker Rosin e Mychael Teixeira da Silva venceram provas de velocidade e salto
Dois joinvilenses voltaram de São Paulo com a bagagem cheia de medalhas. Representando a UniSociesc, Luis Felipe Elicker Rosin e Mychael Teixeira da Silva participaram e conquistaram seis medalhas de ouro nas Paralimpíadas Universitárias, realizadas entre os dias quarta-feira, 2, a sábado, 5. Cada um deles ganhou três medalhas de ouro em diferentes disputas.
Luis Felipe venceu as disputas dos 100 e 200 metros rasos, além do salto em distância na categoria T64 – atletas amputados de membros inferiores com prótese. Mychael garantiu ouro nos 100 e 200 metros rasos, e no salto em distância na categoria T37 – para atletas andantes com paralisia cerebral. Os dois são estudantes de Educação Física da UniSociesc.
“Foi uma competição importante para nós porque estávamos há um tempinho sem competir por causa das Paralimpíadas na França. As competições no Brasil deram uma parada neste período. Conquistamos bons resultados e voltamos a pegar ritmo. Na semana que vem a gente volta a competir nos Jogos Universitários Brasileiros, em Brasília, representando a UniSociesc. São três anos de faculdade e três anos representando a instituição com bons resultados”, ressalta Luis Felipe.
As Paralimpíadas Universitárias têm como objetivo incentivar a participação de estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reuniu instituições de ensino superior de todo o Brasil. A competição abrangeu cinco modalidades: atletismo, natação, bocha, tiro com arco e tiro esportivo.
A participação e o sucesso de Luis Felipe e Mychael também destacam a importância da inclusão e da visibilidade do esporte paralímpico no ambiente acadêmico e social. Os dois fazem parte do Programa Bolsa-Atleta, programa de incentivo ao estudo concedido pela UniSociesc a atletas participantes de competição promovida por alguma associação, confederação e/ou federação esportiva.
Além de integrarem o Time UniSociesc, os joinvilenses também representam, treinam e recebem suporte profissional do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe).
Leia também:
1. Joinville Rock Legends: evento gratuito tem cover dos Beatles, Queen e Oasis
2. Família busca por homem desaparecido há dois meses em Joinville
3. Saiba quem são os 19 vereadores eleitos em Joinville
4. Eleições 2024: Joinville tem recorde de abstenções e menor índice de votos nulos desde 2000
5. Cepat divulga mais de 500 novas vagas de emprego em Joinville
Assista agora mesmo!
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: