Joinville abre agendamento para a vacinação de crianças contra Covid-19
Aplicação das doses pediátricas inicia na segunda-feira, 17
A Prefeitura de Joinville recebeu o primeiro lote de vacinas pediátricas contra a Covid-19. Ao todo, foram disponibilizadas 3.070 doses. O agendamento será aberto no sábado, 15, às 14h, por meio do site da prefeitura.
O primeiro público a ser contemplado são as crianças com idade entre 5 e 11 anos com deficiência permanente ou alguma das comorbidades elencadas no grupo prioritário.
A aplicação das doses vai começar na segunda-feira, 17, na Central de Imunização Infantil, instalada na Unidade Básica de Saúde da Família Bucarein (rua Inácio Bastos, 555).
No momento da vacinação, será necessário apresentar o documento da criança, carteira de vacinação e também um documento que comprove o pertencimento a um dos grupos prioritários. Além disso, será preciso estar acompanhado de um responsável.
Os atendimentos para as crianças serão realizados por meio de agendamento. O intervalo de tempo previsto entre um atendimento e outro é importante para evitar aglomerações na unidade. Por este motivo, a Secretaria da Saúde orienta os pais que respeitem os horários agendados.
No momento da primeira aplicação, a data e o horário para a segunda dose, no intervalo de 8 semanas, já será agendado.
Neste lote, também está contemplada a vacinação de crianças que vivem em abrigos e lares e também de indígenas e quilombolas. A aplicação das doses para estes públicos será realizada nas próprias localidades, durante a próxima semana.
Grupo prioritário
O estabelecimento do grupo prioritário para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos foi formalizado na Nota Técnica 003/2022, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com o documento, são consideradas deficiências permanentes as limitações motoras que causem grande dificuldade ou incapacidade de andar ou subir escadas; grande dificuldade ou incapacidade de ouvir ou enxergar; deficiência intelectual que limite as atividades habituais, como ir para a escola ou brincar; e autismo.
Em relação às comorbidades, são consideradas diabetes mellitus, doenças metabólicas, doenças pulmonares crônicas, cardiopatias congênitas e adquiridas, doença hepática crônica, doença renal crônica, doenças neurológicas crônicas, imunocomprometidos, anemia falciforme, talassemia maior, obesidade grave e Síndrome de Down.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube