Joinville abre inscrições para programa Famílias Acolhedoras

O serviço tem como objetivo de promover o acolhimento provisório de crianças e adolescentes que estão sob medida de proteção

Joinville abre inscrições para programa Famílias Acolhedoras

O serviço tem como objetivo de promover o acolhimento provisório de crianças e adolescentes que estão sob medida de proteção

Redação O Município Joinville

O Serviço de Acolhimento Familiar – Famílias Acolhedoras está com inscrições abertas para famílias interessadas em participar. O objetivo do programa é promover o acolhimento provisório de crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, que estão sob medida de proteção. Posteriormente, os acolhidos deverão retornar ao convívio familiar ou encaminhados para família substituta.

Quem se candidatar pode definir o perfil a criança que deseja acolher. O período de acolhimento pode ser de até um ano e meio, conforme a determinação judicial. Os acolhedores são voluntários e recebem um subsídio mensal de um salário-mínimo e meio como apoio financeiro para custeio das despesas do acolhido.

Interessados podem ser inscrever via formulário eletrônico, disponível no site da Prefeitura de Joinville, ou pelos telefones 3436-3534, e 3433-3166. Quem se candidatar passará por seleção que inclui visita à moradia e entrevista psicossocial. Depois, deve fazer a capacitação, sendo que a próxima ocorrerá nos dias 17, 19, 24 e 26 de novembro. Será no formato virtual, em horários a serem definidos conforme a turma.

O Serviço de Acolhimento Familiar – Famílias Acolhedoras é responsável por garantir proteção e cuidados aos acolhidos e respectivas famílias. Sua equipe técnica interdisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogas e pedagoga, realiza processo de seleção e capacitação de interessados em participar, periodicamente.

O acolhimento é uma medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), caracterizada pelo afastamento breve e excepcional da criança ou adolescente da sua família para proteção integral.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo