X
X

Buscar

Joinville tem mais 20 mil crianças para tomar vacina contra poliomielite

Campanha de vacinação aplicou quase 4 mil doses no sábado, mas número ainda é baixo

Mesmo após a campanha de vacinação realizada neste sábado, 17, onde foram aplicadas 3.970 gotinhas contra a poliomielite, Joinville ainda precisa vacinar 70% da meta, que é 28.378 doses. Ou seja, cerca de 20 mil crianças de um a cinco anos ainda precisam ser vacinadas.

Além da ação contra a poliomielite, a Vigilância Epidemiológica da cidade está trabalhando para atualizar a carteirinha de vacinação de bebês, crianças e jovens menores de 18 anos. No sábado, 17, outros 2.123 tipos de vacinas também foram aplicadas.

A enfermeira Sandrine Teuber, do setor de Imunização da Vigilância em Saúde, afirma que a ação do fim de semana foi muito positiva, já que, ao todo, foram atendidos 6.093 pacientes. Para dar conta da demanda, 44 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) foram abertas das 8 às 17 horas durante o sábado.

Sandrine destaca que, inclusive, muitos postos de saúde registraram grande movimentação. No Parque Douat, região do Costa e Silva, por exemplo, foi preciso abrir três salas de vacinação.

A enfermeira também cita o trabalho dos servidores. “Muito positiva a dedicação da equipe para vacinar. Alguns se vestiram de super-homem e mulher-maravilha para animar”, conta Sandrine.

A ação também contou com a unidade móvel de vacinação, que levou as doses contra a poliomielite até lugares mais afastados, como a Comunidade Quilombola de Pirabeiraba e o Jativoca, no Nova Brasília.

Foram aplicadas nos dois locais, 110 gotinhas. “No Jativoca vacinamos toda a demanda, mas, na Comunidade Quilombola, por causa do horário no Jativoca, saímos sem conseguir vacinar todo mundo. Uma equipe de Pirabeiraba já está se preparando para voltar lá e aplicar as vacinas que faltam”, explica a enfermeira.

Carro utilizado para aplicar as vacinas | Fernanda Silva/O Município Joinville

Campanha continua

Sandrine ressalta que as campanhas continuam, tanto a que combate a poliomielite quanto a de atualização da carteira de vacinação.

“Responsáveis pelas crianças de um a cinco anos precisam levá-las para tomar a gotinha extra, mesmo que tenham tomado a vacina há pouco tempo”, afirma.

As famílias podem procurar qualquer posto de saúde com sala de vacinação para receber atendimento. É necessário levar a carteira. Sandrine também orienta para que apenas um responsável com a criança vá até o local, a fim de evitar aglomerações.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar