Joinville alcança melhor nota de sua história em avaliação do Ministério da Saúde
Previne Brasil considera sete indicadores
Previne Brasil considera sete indicadores
Joinville teve o melhor desempenho de sua história na avaliação dos indicadores do Previne Brasil, do Ministério da Saúde. O município alcançou a nota 6,94 no Indicador Sintético de Desempenho, que considera sete indicadores da atenção primária.
A avaliação é realizada a cada quatro meses e o último resultado engloba o terceiro quadrimestre de 2022. A nota anterior era 6,91.
Entre as maiores cidades de Santa Catarina, Joinville foi a melhor avaliada. “O Previne Brasil é o principal instrumento de avaliação do Ministério da Saúde para aferir a qualidade da atenção primária nos municípios. E a sua nota impacta diretamente na quantidade de recursos que são enviados para as cidades”, explica o secretário de Saúde de Joinville, Andrei Kolaceke.
No terceiro quadrimestre de 2022, Joinville teve 36% de gestantes com, pelo menos, seis consultas pré-natal realizadas. A proporção de gestantes que realizaram exames para sífilis e HIV foi de 60%. O percentual das gestantes com atendimento odontológico ficou em 44%. E 23% das mulheres realizaram coleta de citopatológico.
A proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida ficou em 24% e 26% das pessoas com diabete realizaram consulta e hemoglobina glicada no período.
No campo da saúde infantil, 77% das crianças de um ano foram vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e poliomielite inativada.
Segundo o secretário de Saúde, no último quadrimestre, os destaques foram o acompanhamento dos pacientes crônicos com hipertensão e diabete. “Esse processo, nas nossas Unidades Básicas de Saúde da Família, é fundamental para evitar o agravamento de algumas dessas condições crônicas e o surgimento de problemas como, por exemplo, infarto e AVC”, afirma Andrei.
Recentemente, a Prefeitura de Joinville implantou um sistema para acompanhamento de indicadores nas unidades de saúde da cidade. “Com isso, a nossa expectativa é que no próximo período avaliado, o primeiro quadrimestre deste ano, nós tenhamos um resultado ainda melhor”, diz o secretário de Saúde.
Leia também:
1. Resultado Lotofácil 2733 e Quina 6070: confira os números sorteados
2. VÍDEO – Formação de satélites chama atenção no céu de Joinville e região
3. Torcedores atacam torcida rival com pedras e tijolos durante confronto do Catarinense
4. Prefeitos de Santa Catarina são presos em operação contra corrupção
5. Secretário de Esporte de Joinville pede exoneração; confira novo nome
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização