Joinville atinge nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro pela terceira vez seguida
Mapa reúne os municípios brasileiros que apresentam vocação turística
Mapa reúne os municípios brasileiros que apresentam vocação turística
Joinville recebeu a nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro pela terceira vez seguida em 2023. O resultado foi divulgado na segunda-feira, 24, pelo Ministério do Turismo (MTur). O mapa reúne os municípios brasileiros que apresentam vocação turística, ou que são impactados pelo setor de viagens, e os classifica com notas de A a E.
Segundo o mapa, Joinville manteve o conceito A, nota que alcançou nas últimas duas atualizações. A avaliação do Ministério do Turismo considera o desempenho da economia no turismo local a partir das seguintes variáveis:
São analisados também critérios como a quantidade de prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), a existência de um Plano Municipal de Turismo e as atividades de planejamento e governança da Prefeitura dedicadas ao turismo.
No total, 55 cidades brasileiras receberam conceito A na última atualização do mapa. Em Santa Catarina, são quatro municípios com nota máxima: além de Joinville, estão na lista Balneário Camboriú, Bombinhas e Itapema. Curitiba e Londrina, no Paraná; e Gramado, no Rio Grande do Sul, completam o ranking no Sul do país.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, a continuidade de Joinville na categoria A é resultado de um trabalho crescente de fortalecimento da atividade turística, que inclui ações de capacitação do trade turístico e foco na promoção da cidade como destino de turismo e eventos.
“Joinville é um hub do Norte de Santa Catarina, a cidade que oferece estrutura hoteleira e de serviços que pode atrair mais turistas e engajar toda a região do Caminho dos Príncipes. Nossa expectativa é que esse resultado também atraia mais olhares para o município com a compreensão de que trata-se de um destino turístico em desenvolvimento e com um grande potencial para ser referência neste setor”, afirma Gassenferth.
“Estar no mapa e manter a nota máxima nos possibilita participar dos programas e editais do Governo Federal que são ofertados apenas aos municípios que estão na categoria A e, com isso, buscar mais recursos para Joinville”, finaliza a gerente de Turismo de Joinville, Vanessa Venzke Falk.
Leia também:
1. Prefeitura abre edital para compra de absorventes higiênicos em Joinville
2. Suspeito de matar vizinho após briga em Joinville tem prisão preventiva decretada
3. Sidney Magal realiza show em Joinville; saiba quando e onde
4. Aposta de Joinville fatura em sorteio da Lotofácil; confira
5. Justiça nega mais uma vez pedido de ex-jogadores para extinguir recuperação judicial do JEC