X
X

Buscar

Joinville atinge nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro pela terceira vez seguida

Mapa reúne os municípios brasileiros que apresentam vocação turística

Joinville recebeu a nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro pela terceira vez seguida em 2023. O resultado foi divulgado na segunda-feira, 24, pelo Ministério do Turismo (MTur). O mapa reúne os municípios brasileiros que apresentam vocação turística, ou que são impactados pelo setor de viagens, e os classifica com notas de A a E.

Segundo o mapa, Joinville manteve o conceito A, nota que alcançou nas últimas duas atualizações. A avaliação do Ministério do Turismo considera o desempenho da economia no turismo local a partir das seguintes variáveis:

  • Quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem
  • Quantidade de visitantes domésticos e internacionais
  • Arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem

São analisados também critérios como a quantidade de prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), a existência de um Plano Municipal de Turismo e as atividades de planejamento e governança da Prefeitura dedicadas ao turismo.

No total, 55 cidades brasileiras receberam conceito A na última atualização do mapa. Em Santa Catarina, são quatro municípios com nota máxima: além de Joinville, estão na lista Balneário Camboriú, Bombinhas e Itapema. Curitiba e Londrina, no Paraná; e Gramado, no Rio Grande do Sul, completam o ranking no Sul do país.

Avaliação

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, a continuidade de Joinville na categoria A é resultado de um trabalho crescente de fortalecimento da atividade turística, que inclui ações de capacitação do trade turístico e foco na promoção da cidade como destino de turismo e eventos.

“Joinville é um hub do Norte de Santa Catarina, a cidade que oferece estrutura hoteleira e de serviços que pode atrair mais turistas e engajar toda a região do Caminho dos Príncipes. Nossa expectativa é que esse resultado também atraia mais olhares para o município com a compreensão de que trata-se de um destino turístico em desenvolvimento e com um grande potencial para ser referência neste setor”, afirma Gassenferth.

“Estar no mapa e manter a nota máxima nos possibilita participar dos programas e editais do Governo Federal que são ofertados apenas aos municípios que estão na categoria A e, com isso, buscar mais recursos para Joinville”, finaliza a gerente de Turismo de Joinville, Vanessa Venzke Falk.

Leia também:
1. Prefeitura abre edital para compra de absorventes higiênicos em Joinville
2. Suspeito de matar vizinho após briga em Joinville tem prisão preventiva decretada
3. Sidney Magal realiza show em Joinville; saiba quando e onde
4. Aposta de Joinville fatura em sorteio da Lotofácil; confira
5. Justiça nega mais uma vez pedido de ex-jogadores para extinguir recuperação judicial do JEC


Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: