Joinville completa dois anos sem latrocínio e registra queda na criminalidade, aponta balanço

Cidade foi apontado como uma das mais seguras do Brasil

Joinville completa dois anos sem latrocínio e registra queda na criminalidade, aponta balanço

Cidade foi apontado como uma das mais seguras do Brasil

Redação O Município Joinville

Joinville registrou redução nos índices de criminalidade pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com dados oficiais sobre ocorrências registradas entre janeiro e dezembro de 2025. Os números mostram queda em diferentes tipos de crimes, como furtos, roubos e crimes violentos.

No ano passado, o município já havia sido apontado como a terceira cidade mais segura do Brasil entre aquelas com mais de 500 mil habitantes, segundo o Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil.

De acordo com o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo, os resultados são reflexo da integração entre as forças de segurança e dos investimentos em tecnologia.

“Em 2024, nós já tínhamos resultados muito bons e os números de 2025 foram ainda melhores. Joinville é uma cidade diferenciada, onde as forças de segurança atuam de forma integrada, somando esforços em prol da segurança”, afirmou.

Polícia Civil/Divulgação

Queda nos furtos e roubos de veículos

Entre os crimes com maior redução estão os furtos e roubos de veículos. Em 2023, foram registrados 1.249 furtos e 191 roubos. Em 2024, os números caíram para 758 furtos e 75 roubos. Já em 2025, houve novo recuo, com 668 furtos e 65 roubos de veículos.

Segundo Rigo, o monitoramento eletrônico contribuiu para coibir esse tipo de crime. “Joinville conta hoje com mais de duas mil câmeras espalhadas pela cidade. A presença desses equipamentos inibe a ação criminosa. Além disso, está em andamento a licitação para a instalação de mais de 3.600 câmeras com reconhecimento facial e recursos de inteligência artificial”, explicou.

Crimes violentos e roubos em queda

Desde 2023, Joinville não registra casos de latrocínio — roubo seguido de morte. Os roubos a residências também diminuíram, passando de 82 ocorrências em 2024 para 61 em 2025. Já os furtos a residências caíram de 2.378 para 2.347 no mesmo período.

No total, os registros de roubos e furtos seguem em trajetória de queda. Em 2023, foram contabilizados 933 roubos e 8.865 furtos. Em 2024, os números caíram para 593 roubos e 8.730 furtos. Em 2025, houve novo recuo, com 476 roubos e 8.372 furtos.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Atuação das Polícias Militar e Civil

Segundo o coronel Iagã Indalêncio Cota, comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar, em 2025 foram realizadas 114 operações preventivas, sendo 33 integradas com outras forças de segurança.

“Como resultado, foram apreendidas 66 armas de fogo, 1,7 tonelada de drogas, além da abordagem de mais de 3,2 mil pessoas e vistoria de 1,8 mil veículos. Os crimes violentos, como roubos, tiveram redução de cerca de 20% em relação a 2024”, informou.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o número de prisões chegou a 2.633 em 2025, aumento de 17% em comparação ao ano anterior.

O delegado regional de Joinville, Rafaello Ross, destacou o crescimento das ações da Polícia Civil. “Em 2025, a Polícia Civil registrou aumento de 86% nas operações e mais de 30% nas prisões. Esses resultados refletem ações qualificadas e impacto direto na redução dos principais indicadores criminais”, afirmou.

Integração das forças de segurança

Um dos exemplos de atuação integrada é o Grupo de Ação de Ordem Pública (GAOP), coordenado pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública. O grupo reúne efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Guarda Municipal, Detrans e Defesa Civil, além do apoio de outras secretarias municipais.

Em 2025, o GAOP atuou principalmente em fiscalizações de comércios de ferro-velho, vistorias em imóveis abandonados, combate à embriaguez ao volante e prevenção de construções irregulares em Áreas de Preservação Permanente.


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior