X
X

Buscar

Joinville conquista prêmio nacional de cidades inteligentes

Vencedores foram divulgados nesta terça-feira

A Prefeitura de Joinville está entre os premiados do Instituto Smart City Business America, que reconhece as iniciativas públicas e privadas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

O projeto “Diagnóstico Socioambiental por Microbacias Hidrográficas para aplicação das faixas marginais de cursos de água urbanos”, da Secretaria do Meio Ambiente (Sama), é um dos vencedores do Prêmio InovaCidade 2023.

Os vencedores foram divulgados nesta terça-feira, 2, no site do instituto. A solenidade de entrega do prêmio será em 23 de maio, na abertura do Smart City Business Brazil Congress (SCB-BR), em São Paulo, considerado o evento mais importante sobre cidades inteligentes na América Latina.

“A premiação representa a consagração de todo o esforço técnico do time da Prefeitura de Joinville, em especial da Secretaria do Meio Ambiente. E também a comprovação de que os esforços público e privado trazem excelente retorno para as políticas públicas municipais. Para Joinville, representa um avanço das políticas ambientais que, de forma sustentável, possibilitam cada vez mais um desenvolvimento organizado e responsável”, avalia o secretário de Meio Ambiente de Joinville, Fábio Jovita.

Nesta edição, 32 projetos e iniciativas que apresentam impactos positivos foram selecionados. O projeto da Prefeitura de Joinville foi a elaboração de um Diagnóstico Socioambiental por Microbacias Hidrográficas, um estudo técnico sustentável para aplicar recuos nos corpos d’água urbanos, como os rios.

Um diferencial foi a fragmentação das sub-bacias hidrográficas em microbacias. Em vez de realizar o estudo em toda cidade, a ideia foi realizar em partes, em toda extensão dos corpos hídricos inseridos em cada microbacia, para qualificação técnica. Seguindo a metodologia do projeto, o interessado faz o requerimento, elabora o estudo, apresenta à Sama para aprovação e ao Conselho Municipal do Meio Ambiente. Se aprovado, é homologação por decreto.

O sistema adotado em Joinville é considerado inovador porque implementou uma parceria público-privado e por auxiliar na gestão mais eficiente das ocupações no perímetro urbano, integrando a informações de drenagem urbana na proposição dos recuos de Faixa Não Edificável para as novas ocupações e regularizações, e mantendo a Área de Preservação Permanente.

Após um ano de implantação, das 216 microbacias, 25% foram aprovadas, 19% estão em estudo e as demais disponíveis para estudo. Um total de 189 autorizações foram expedidas com a lei complementar 601.

Leia também:
1. GALERIA – Criminosos fazem buraco na parede e tentam furtar cofre de lotérica em Joinville
2. “Foi uma conquista”: depois de quase 40 anos em Joinville, paranaense alcança sonho de trabalhar na Tupy
3. Homem invade casa, mata filha e genro e é morto no Oeste de Santa Catarina
4. Morre Norberto Cubas da Silva, ex-presidente da Wetzel de Joinville
5. Identificado ciclista de Joinville que morreu após ser atingido por carro


Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: