X
X

Buscar

Joinville decreta situação de emergência pela epidemia de dengue

Em 2023, cidade já registrou 1,6 mil casos da doença

Nesta quarta-feira, 29, o prefeito Adriano Silva (Novo) decretou situação de emergência em Joinville em função da epidemia de dengue. Desde o início de janeiro, Joinville registrou 1,6 mil casos da doença. Deste total, mais de 1,3 mil casos foram confirmados nas últimas três semanas.

“Seguimos focados em combater o mosquito e atender a população com sintomas da doença. Este Decreto de Situação de Emergência reforça a seriedade da situação e a necessidade de apoio dos joinvilenses”, explica o prefeito.

Na prática, a medida possibilita que sejam fortalecidas as estratégicas epidemiológicas e também que sejam pleiteados recursos adicionais para o enfrentamento da dengue em Joinville.

Vigilância Ambiental

A equipe da Vigilância Ambiental continua realizando as ações de combate à dengue, incluindo visitas domiciliares, aplicação de fumacê, monitoramento de armadilhas, orientações e aplicação de larvicida.

Mensalmente, uma média de 25 mil visitas são realizadas para identificar e eliminar recipientes com água parada que podem servir de criadouro para o mosquito.

Central de Atendimento da Dengue

Nesta terça-feira, 28, entrou em funcionamento a Central de Atendimento da Dengue de Joinville, na UniSociesc Campus Park, no bairro Boa Vista.

O serviço é voltado para pessoas com 15 anos ou mais, que apresentam sintomas leves e moderados da dengue. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Caso necessário, o horário poderá ser ampliado.

Os sintomas mais comuns são: febre alta; dor no corpo, nas articulações ou atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.

A Central de Atendimento da Dengue é uma iniciativa da Prefeitura de Joinville, com apoio da UniSociesc, Tupy S/A e 62º Batalhão de Infantaria.

Pacientes que apresentam sintomas severos, como sangramento, dor aguda, desmaio ou confusão mental devem buscar atendimento imediato nas Unidades de Pronto-atendimento (UPAs).

Ação educativa nas escolas

Neste fim de semana, todos os alunos das redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino de Joinville vão receber como tarefa o checklist “10 minutos contra a dengue”, uma lista com medidas efetivas para eliminar os focos do mosquito nas residências. Ao todo, serão mais de 120 mil alunos envolvidos.

Mutirão

Neste sábado, 1º, será realizado o mutirão Joinville Contra a Dengue. A ação será focada em eliminar os lugares com água parada nas residências.

Neste dia, a partir das 8h, as equipes da Prefeitura vão realizar ações coordenadas nas quatro regiões da cidade, com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Voluntários, escoteiros, jipeiros, voluntários e integrantes dos grupos de Rotary e Lions.

Todos os joinvilenses podem colaborar com o mutirão vistoriando suas casas e eliminando locais que possam acumular água.

Leia também:
1. VÍDEO – Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco
2. VÍDEO – Avião cai em arrozal de Massaranduba, no Norte de SC
3. Três corpos encontrados no Ulysses Guimarães, em Joinville, são identificados
4. Homem é alvejado no pescoço em tentativa de homicídio em Itapoá
5. Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e enxurradas em Joinville


– Assista agora:
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco