Joinville deve receber delegacia especializada em crimes ambientais ainda neste semestre
Anúncio foi feito pelo delegado regional da Polícia Civil na Câmara de Vereadores de Joinville
Na tarde desta terça-feira, 27, a Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville recebeu o delegado regional da Polícia Civil, Rafaello Ross. Na sessão, ele divulgou que a delegacia especializada em maus-tratos e crimes ambientais deve ser inaugurada ainda neste semestre em Joinville.
No ano passado, a Polícia Civil abriu 230 inquéritos para apurar crimes ambientais e maus-tratos a animais na cidade. A divisão encarregada de apurar esses crimes possuía apenas dois agentes e um escrivão.
Neste ano, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) solicitou a transferência de um policial especialista no assunto. Ele atuava no Oeste do estado e agora passa a fazer parte do efetivo de Joinville.
“Vamos enxugar do interior do estado para ter mais policiais para abrir a delegacia”, explica o delegado.
Seis novas delegacias
O diretor-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, anunciou em novembro de 2023, um plano para tentar fortalecer o combate ao crime no estado. A proposta envolve a criação de departamentos de investigação criminal nas três maiores cidades do estado. Joinville poderá ter seis novas delegacias especializadas.
Essas unidades abrangeriam investigações de roubos, homicídios, estelionatos, organizações criminosas, drogas e até mesmo proteção animal. Para Joinville, há a possibilidade de uma delegacia especializada em crimes digitais. A sede deste novo departamento pode ser localizada na Delegacia Regional de Joinville, devido a negociações em andamento com o Detran para uma possível mudança.
“Essa dinâmica de Joinville tem dado muito certo com delegados atuando em situações específicas de investigação. Isso tem dado tão certo que surge a ideia de criar departamentos formalizados com decreto do governador para que possamos cada vez mais especializar a investigação criminal”, afirmou Ulisses Gabriel.
Leia também:
1. Estudantes de Joinville buscam ajuda para participar de torneio de Lego nos EUA
2. Ambulantes terão 20 vagas para atuar no desfile de 9 de março em Joinville
3. Sócios do JEC terão entrada liberada no jogo contra o Nação
4. Dublador do Bob Esponja é confirmado para SuperXP 2024, em Joinville
5. Obra pode causar falta de água em bairro de Joinville nesta quinta-feira
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: