X
X

Buscar

Joinville divulga mais de 100 atividades gratuitas para Dia Mundial da Criatividade

Programação se divide em três dias

Joinville terá uma programação com mais de 100 atividades durante três dias, como parte do Dia Mundial da Criatividade 2023. Entre quinta-feira e sábado, 20 a 22, serão realizadas palestras, oficinas, painéis, exposições e uma intensa agenda cultural. Todas as ações serão gratuitas.

O evento é considerado o maior festival colaborativo de criatividade do mundo pois ocorre de forma simultânea em outras 56 cidades brasileiras e em outros 12 países.

Joinville sediará a programação com maior número de atividades do Brasil, com 112 opções em seu cronograma. Confira a programação neste link.

Três dias temáticos

Prefeitura de Joinville/Divulgação

O primeiro dia da programação do Dia Mundial da Criatividade em Joinville, quinta-feira, 20, será dedicado ao desenvolvimento pessoal e profissional, com foco no tema “A Era dos Criadores de Impacto”.

Haverá atividades na Acij, na Universidade Federal de Santa Catarina e no Ágora Tech Park, com a criatividade em discussão nas mais diversas áreas do conhecimento.

Também serão realizadas exposições no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville e no Arquivo Histórico de Joinville, além de uma apresentação teatral no Galpão da Ajote, Cidadela Cultural Antarctica; e do lançamento de uma premiação literária no Sesc Joinville.

Na sexta-feira, 21, feriado de Tiradentes, a programação será cultural, com 45 atrações entre as 10h e as 22h. Um palco será montado ao lado da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, na Avenida Hermann August Lepper, e contará com shows e apresentações de dança.

As Unidades de Cultura da Prefeitura de Joinville, o Galpão da Ajote e o Instituto Internacional Juarez Machado também sediarão atrações. A programação encerra no sábado,22, de manhã com atividades ao ar livre, com foco no bem-estar e na saúde, no acesso ao Mirante de Joinville.

Dia Mundial da Criatividade

Prefeitura de Joinville/Divulgação

“Esta é uma iniciativa que foi reconhecida junto à Organização das Nações Unidas em 2017, que definiu 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade. Isso aconteceu porque houve um entendimento de que a criatividade é uma característica intrínseca ao ser humano e que cada dia está mais presente no nosso dia a dia.”, explica o líder do evento em Joinville, o professor Modesto Ferrer.

Toda a programação foi construída por meio de adesões voluntárias, com participações de profissionais de diferentes áreas. Artistas, bandas e companhias de dança e teatro da cidade também se mobilizaram para realizar apresentações nesta data e, com isso, ampliar a programação para que a cidade possa viver um clima de maratona cultural.

“Será um evento para marcar a cidade e provar, mais uma vez, o potencial criativo e inovador de Joinville”, afirma o secretário de cultura e turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

A realização local do Dia Mundial da Criatividade é da Associação Empresarial de Joinville (Acij), por meio do Núcleo de Tecnologia e Inovação, em parceria com a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O festival conta com o patrocínio de Atlas, Arcelor Mittal, Colégio Bonja, Clamed, Inovaparq, Join.Valle, Porto Itapoá e Stagio Propriedade Intelectual.


Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: