Mauricio Vieira/Arquivo Secom
Joinville é a segunda cidade de SC que mais contrata estrangeiros
Dados são do Caged e foram divulgados pelo governo do estado
Joinville é a segunda cidade de Santa Catarina que mais contrata estrangeiros. Em 2024, foram 2.178 estrangeiros contratados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Os dados foram divulgados pelo governo do estado. No ano passado, Santa Catarina registrou a contratação de 18,9 mil trabalhadores estrangeiros, o maior número entre os estados brasileiros.
No total, o Brasil registrou um saldo positivo de 71 mil trabalhadores estrangeiros contratados entre janeiro e dezembro de 2024. No ranking dos estados, Santa Catarina lidera a lista com saldo positivo de 18,9 mil ou 26,6% do montante nacional. O segundo que mais contratou estrangeiros foi o Paraná, com 17,8 mil. São Paulo (10,4 mil), Rio Grande do Sul (9,7 mil) e Mato Grosso (2,8 mil) fecham o top 5.
Em 2024, Santa Catarina registrou um total de 106,3 mil vagas formais de emprego abertas, conforme o Caged, sendo que a parcela formada por estrangeiros, de 18,9 mil, representa 17,7% do total. Ou seja, a cada seis trabalhadores contratados no estado no ano passado, pelo menos um tem nacionalidade diferente da brasileira.
Estrangeiros em Joinville
Chapecó lidera entre os municípios que mais contrataram estrangeiros, com saldo positivo de 2.393 novos trabalhadores. Em segundo, aparece Joinville, com 2.178, seguida por Florianópolis, com 1.437.
A maior cidade do estado teve 8.484 admissões de estrangeiros e 6.306 desligamentos, totalizando um saldo de 2,1 mil postos de trabalho, predominando a área da indústria e serviços.
A maioria é da Venezuela. Foram 1.862 venezuelanos empregados em Joinville em 2024. Em seguida aparecem Haiti (120), Cuba (93), Argentina (35), Paraguai (24), Colômbia (17) e Bolívia (11). Também há trabalhadores de Portugal, Equador, Peru, Afeganistão, Albânia, entre outros.
“Os grandes municípios de Santa Catarina têm recebido estrangeiros principalmente para ocupar postos no setor de serviços, mas há uma importante participação na região Oeste por causa da indústria de alimentos e sua cadeia de produção. Cidades como Seara, Xanxerê e Capinzal, por exemplo, também tiveram forte desempenho”, acrescenta Dreveck.
Venezuelanos em SC
Trabalhadores com origem na Venezuela lideram a participação entre os estrangeiros contratados ao longo de 2024 em Santa Catarina. Os venezuelanos representam 74,7% do saldo das contratações, com 14.135 novos funcionários empregados entre janeiro e dezembro do ano passado. A segunda nacionalidade mais contratada é a de argentinos, com saldo de 1.510. Os cubanos, com saldo de 1.485, aparecem na sequência, assim como os haitianos, com saldo de 873.
“A economia do estado está crescendo acima da média nacional e, portanto, gerando muitos empregos. Somente o Sine, por exemplo, conta com mais de 10 mil vagas em todo o estado. Isso é um atrativo para os estrangeiros que buscam uma nova oportunidade”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
A maior parte dos estrangeiros contratados em Santa Catarina no ano passado é de homens, abaixo de 30 anos e com ensino médio completo. O tempo de permanência no emprego é em média nove meses, abaixo da média geral de 15 meses.
O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, destaca o papel de Santa Catarina na absorção de mão de obra em um contexto que alia desenvolvimento econômico e responsabilidade humanitária. “Compreender essa dinâmica do mercado de trabalho é essencial para aprimorar as políticas públicas e para fortalecer a integração desses trabalhadores ao crescimento do estado, que vem se destacando em vários indicadores socioeconômicos”, complementa.
Leia também:
1. Nova ponte é projetada para ligar Araquari a Joinville e desafogar BR-280
2. Saiba as regiões mais afetadas pela chuva em Joinville
3. Saiba qual o preço médio da gasolina em Joinville após aumento do ICMS
4. Moradores do Petrópolis reclamam de falta de água há três dias em Joinville
5. Projeto que reduz espaço livre entre rodovias e construções em Joinville é aprovado em primeiro turno
Assista agora mesmo!
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: