Joinville é alvo de operação nacional contra facção criminosa

11 mandados de busca e apreensão e de 12 prisões preventivas ocorreram na cidade

Joinville é alvo de operação nacional contra facção criminosa

11 mandados de busca e apreensão e de 12 prisões preventivas ocorreram na cidade

Redação O Município Joinville

Na manhã desta quinta-feira, 9, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Santa Catarina deflagrou a operação “Maserati II” em combate a uma organização criminosa que visa ampliar a atuação no estado de Santa Catarina e no país. Joinville foi uma das cidades alvo dos policiais.

Durante a quinta-feira devem ser cumpridos 93 mandados de busca e apreensão e 71 mandados de prisão preventiva em 10 estados do país. Em Joinville, foram deferidos 11 mandados de busca e apreensão e de 12 prisões preventivas, cumpridas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil da cidade.

Segundo a Polícia Militar de Joinville, foram apreendidos diversos celulares, mídias eletrônicas, anotações referentes à organização criminosa e uma pistola calibre 9 mm, em posse de um dos alvos da operação. Além disso, a PM lavrou um Termo Circunstanciado por posse de drogas.

A operação contou com o apoio do Helicóptero Águia da Polícia Militar, que sobrevoou os locais alvos da operação. Oito dos investigados já estavam presos no Sistema Prisional de Joinville.

Operação Maserati

Na primeira fase da operação Maserati, em 2021, o grupo regional da Gaeco de São Miguel do Oeste conseguiu provas dos crimes de promoção, constituição, financiamento ou integração de organização criminosa.

Participam da operação todos os grupos regionais do Gaeco do Ministério Público de Santa Catarina de São Miguel do Oeste, Chapecó, Blumenau, Criciúma, Lages, Joinville, Itajaí e Capital. Assim como os Gaecos do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além de forças policiais de todos esses Estados.

Ao todo são 338 agentes policiais (Polícia Militar, Polícia Civil, PRF, Penal e Bombeiro Militar), 88 viaturas e apoio aéreo da Polícia Militar, da Civil e do Bombeiro Militar.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar.

Leia também:
1. VÍDEO – Humorista catarinense é denunciado por violência doméstica
2. Mega-Sena: 28 apostas de Joinville acertam a quadra em sorteio desta quarta-feira
3. Confira a programação do Verão Teatral de Joinville 2023
4. VÍDEO – Lanchonete de SC manda pedras para cliente que tentou dar golpe do Pix
5. Aposta de Joinville acerta a quadra de concurso da Quina


– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo