Prefeitura de Joinville/Divulgação
Joinville e cidade italiana avançam nas tratativas para se tornarem irmãs
Prefeito Adriano Silva oficializou a intenção de parceria em visita a Lucca
Nesta segunda-feira, 3, a Prefeitura de Joinville oficializou a intenção de parceria com o município italiano de Lucca, por meio do Programa Cidades-Irmãs. Durante missão oficial na Itália, o prefeito Adriano Silva assinou uma carta de intenções com o prefeito Mario Pardini, estabelecendo um programa de atividades e cooperação mútua.
“Em agosto, o prefeito Mario esteve em Joinville e manifestamos a vontade das duas cidades nesse intercâmbio econômico, cultural, turístico, educacional, esportivo e de relações internacionais. Agora, eu retribuo a visita assinando essa carta de intenções para que possamos seguir em frente”, explica Adriano.
Além do prefeito, integraram a comitiva da Prefeitura de Joinville o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferthm e o secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano, Marcel Virmond Vieira. Os compromissos em Lucca também foram acompanhados pelo CEO do Grupo Perini na América Latina, Marcelo Hack.
A partir de pesquisas e estudos realizados pela equipe técnica do Comitê do Programa Cidades-Irmãs, foi constatado que Joinville e Lucca possuem os critérios definidos em lei para a realização do acordo.
Um dos principais exemplos está na área de desenvolvimento econômico, já que Lucca é sede da empresa Fabio Perini, fundada há mais de 60 anos. Em Joinville, o destaque é para o Perini Business Park, o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, de propriedade do mesmo investidor.
“Através dessa colaboração mútua, será possível criar um vínculo de verdadeira amizade, capaz de valorizar aquelas conexões históricas e culturais que representam um impulso para futuras parcerias”, afirma o prefeito de Lucca, Mario Pardini.
Ainda durante a agenda oficial, o prefeito Adriano Silva também visitou o empresário Fabio Perini, que foi homenageado em agosto de 2025 com a Medalha Dona Francisca, a mais alta honraria do município, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento de Joinville.
Intercâmbio cultural no evento Lucca Comics & Games
A comitiva de Joinville em Lucca contou com a participação dos empreendedores e produtores culturais Otávio Pinto e Felipe Tontini, do SuperXP, e Fábio Siqueira Martins, do Sakura Matsuri Joinville, que realizaram um intercâmbio cultural durante o evento Lucca Comics & Games 2025.
“Os empreendedores de Joinville tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar a proposta do gigantesco evento promovido por Lucca, que integra um festival cultural à infraestrutura urbana para impulsionar a economia”, observa o prefeito.
O Lucca Comics & Games é um dos maiores encontros de cultura pop do mundo. Durante cinco dias, a edição de 2025 reuniu mais de 300 mil pessoas. Este público circulou pela cidade, que se transformou ao utilizar edifícios históricos e praças para abrigar as diferentes áreas temáticas. O festival contou com 730 expositores e promoveu uma agenda com mais de 1,5 mil eventos simultâneos.
Visita técnica ao Teatro alla Scala
Em passagem por Milão, cidade de chegada da comitiva à Itália, o grupo realizou uma visita técnica ao Teatro alla Scala. Atualmente, a Prefeitura de Joinville tem um grupo de trabalho focado na elaboração do projeto executivo do Theatro Nicodemus, que será construído no Centro de Joinville.
“Aproveitamos a nossa passagem por Milão, que abriga um dos principais teatros do mundo, para realizar uma visita técnica e buscar ideias e boas práticas para serem incorporadas ao projeto que está sendo desenvolvido pelo nosso time, sob a coordenação do secretário Marcel”, afirma Adriano.
Inaugurado em 1778, o alla Scala é considerado um dos teatros mais prestigiados do mundo, servindo como uma referência global não apenas por sua relevância histórica e cultural, mas também por sua excelência em acústica, arquitetura e gestão de um equipamento cultural de grande porte.
Concluída a agenda na Itália, o prefeito segue viagem para a Espanha, onde é convidado para palestrar no Smart City Expo World Congress, considerado o maior evento de cidades inteligentes do mundo, integrando o painel “Quando as cidades pensam: como a infraestrutura inteligente transforma a vida urbana”.
Leia também:
1. Joinville sobe em ranking de cidades mais seguras do país com mais de 500 mil habitantes
2. Agentes de trânsito de Joinville passam a utilizar câmeras corporais
3. Estudantes do Colégio PM de Joinville são campeões da Jornada de Foguetes
4. Prefeitura de Joinville abre cadastro para voluntários na campanha de combate à pichação
5. Trecho de rua no Centro de Joinville será interditado durante a noite para recapeamento asfáltico
Assista agora mesmo!
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: