X
X

Buscar

Joinville é escolhida para participar de programa de desenvolvimento turístico; confira o que será feito

Lista final das cidades contempladas foi publicada pelo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo divulgou nesta quarta-feira, 7, que Joinville foi uma das cidades brasileiras contempladas no Programa “Destinos Turísticos Inteligentes” (DTI). A lista final foi publicada após a fase de recursos.

Joinville manteve-se com a quinta melhor pontuação e é o único município catarinense a integrar a lista.

O edital de seleção considerou pré-requisitos básicos como o desenvolvimento e a infraestrutura já existentes da cidade, principalmente nos eixos ou pilares a serem trabalhados para que ela possa transformar-se em um Destino Turístico Inteligente, como acessibilidade, tecnologia e governança.

A primeira etapa do programa será a capacitação dos gestores públicos municipais para o desenvolvimento de um diagnóstico integral da cidade.

A partir dele, será possível apontar uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, com um Plano de Transformação que deverá seguir o modelo do programa do Ministério do Turismo.

Neste período, Joinville receberá o selo “Destino Turístico Inteligente em Transformação”.

Após a aprovação do Plano de Transformação é que o município poderá começar a pleitear o selo definitivo de DTI. O planejamento proposto deverá ser executado e a cidade passará por análise do Ministério do Turismo e do Instituto “Ciudades del Futuro”, que atua em parceria nesta iniciativa.

“Este resultado foi fruto de muito trabalho da equipe de turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville. Nós acreditamos no potencial da nossa cidade para tornar-se referência nessa área e, com isso, também promover mudanças na economia local. Este será um passo importante, entre outros que estamos realizando, para essa transformação”, afirma o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

O conceito de Destino Turístico Inteligente foi criado em 2013 para definir locais que em que a administração pública gerencia seus processos e de seu território de forma inovadora e sustentável e, com isso, proporcionar uma experiência de viagem completa aos turistas e, ao mesmo tempo, em que os moradores contam com qualidade de vida.

Leia também:
1. Veja como foi confecção de tapetes de Corpus Christi na rua do Príncipe, em Joinville
2. “Era um pai zeloso”: familiar lamenta morte de motoboy em Joinville
3. VÍDEO – Jogador do Nação, de Joinville, denuncia que torcedor o chamou de “macaco”
4. Clínica no metaverso oferece experiência de realidade virtual na Expogestão de Joinville
5. UBSF do Iririú amplia horário de atendimento em Joinville


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: