Joinville e município da Itália assinam protocolo de Cidade-irmã; conheça programa

Acordo será assinado na quarta-feira

Joinville e município da Itália assinam protocolo de Cidade-irmã; conheça programa

Acordo será assinado na quarta-feira

Redação O Município Joinville

Nesta quarta-feira, 6, às 17h, no auditório do Ágora Tech Park, no Perini Business Park, a Prefeitura de Joinville e o município italiano de Lucca irão firmar um acordo por meio do Programa Cidades-Irmãs.

Durante a cerimônia, o prefeito Adriano Silva (Novo), a vice-prefeita Rejane Gambin, e o prefeito de Lucca, Mario Pardini, assinam o Protocolo de Intenções de Cidades-Irmãs, que representa o início do “gemellaggio”, ou seja, a relação de irmandade entre as duas cidades.

Na ocasião, Joinville também homenageia um dos mais ilustres cidadãos da cidade italiana, o empresário Fabio Perini, com a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca.

A nova Cidade-Irmã de Joinville, Lucca, está localizada na região da Toscana. Atualmente, possui aproximadamente 90 mil habitantes. Assim como Joinville, também se destaca por sua indústria, desenvolvimento econômico, cultura e turismo.

Lucca, na Itália. | Foto: Unsplash

Na área cultural, uma das atrações é o Dance Meeting, um festival anual de dança. Lucca também é terra natal do Maestro Giacomo Puccini, um dos maiores do mundo.

Do ponto de vista econômico, Lucca e sua província possuem 38 mil empresas, com destaque para as indústrias de papel e construção civil.

Além disso, é sede da empresa Fabio Perini, fundada há mais de 60 anos, e líder como fornecedora de máquinas em nível internacional.

Programa Cidades-Irmãs

Em abril deste ano, o prefeito Adriano Silva sancionou a Lei nº 9.826, que instituiu o Programa Cidades-Irmãs. Apesar dos acordos de cooperação já terem sido firmados com outras seis cidades, até então, cada um desses acordos tinha sua própria regulamentação.

Com a legislação sancionada e com o Decreto de regulamentação publicado, foi possível definir, principalmente, as diretrizes na atuação do Programa e do Comitê.

A principal finalidade é promover ações que busquem integrar e divulgar o município a diversas cidades, regiões e países, no sentido de proporcionar aos cidadãos e empresas oportunidades de integração e intercâmbio educacional, cultural e econômico, além de fortalecer e divulgar o nome da cidade de Joinville em âmbito estadual, regional, nacional e internacional.

Até o momento, as seis Cidades Irmãs de Joinville são Schaffhausen, na Suíça; Chesapeake, nos Estados Unidos; Joinville-le-Pont, na França; Spišská Nová Ves, na Eslováquia; Langenhagen, na Alemanha; e Zhengzhou, na China.

Medalha Dona Francisca

Ao estabelecer a sua irmandade com Lucca, Joinville também homenageia um dos mais ilustres filhos da cidade italiana, o empresário Fabio Perini, com a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, maior honraria concedida pelo município a pessoas ou entidades que engrandecem o nome de Joinville em diversas áreas.

Apaixonado pelo Brasil e por Joinville, o visionário Fabio Perini, nasceu na província de Lucca e tem 85 anos. Ele iniciou sua trajetória como inventor aos 17 anos, criando uma máquina para ajustar feltros de equipamentos papeleiros a partir do câmbio de uma motocicleta Vespa. O homenageado é responsável por cerca de cem patentes e transformou a cidade de Lucca na capital mundial do papel tissue.

Fábio Perini. | Foto: Divulgação

Em Joinville, o empreendedorismo de Perini resultou na inauguração, em 2021, do maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, o Perini Business Park. O local abriga mais de 300 empresas nacionais e internacionais, de 15 nacionalidades. Desta forma, é um importante polo gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico e tecnológico no maior município catarinense.

Desde que a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca foi criada em 1999, por meio da Lei Municipal nº 4.060, autoridades, esportistas, políticos, profissionais liberais, empresários e representantes da sociedade civil receberam a honraria e entraram para o grupo de agraciados.

Leia também:
1. Projeto de combate aos vapes em escolas de Joinville avança na Câmara
2. Homem encontrado morto em São Francisco do Sul era morador de Joinville
3. Homem é baleado após tentativa de furto em obra no bairro Fátima, em Joinville
4. Manifestação “por liberdade e contra decisões do STF” lota praça da Bandeira, em Joinville
5. Prefeito de Joinville articula medidas diante do impacto das novas tarifas dos EUA na economia local


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo