Joinville é primeira cidade a ter carona em tempo real no Waze Carpool; veja como funciona
Objetivo é incentivar a economia compartilhada entre usuários
Objetivo é incentivar a economia compartilhada entre usuários
Joinville é a primeira cidade do país a contar com a nova função de carona em tempo real do aplicativo Waze Carpool. O recurso permite que motoristas e passageiros compartilhem trajetos sem ser preciso agendar com antecedência. O nome da ferramenta é Carona na Hora.
“O Waze é um aplicativo construído por pessoas e para pessoas com a finalidade de ajudar elas a saírem de um ponto A e chegar ao ponto B de forma segura, econômica e, principalmente, com o melhor trajeto possível. Mais uma vez escolhemos a cidade para testar uma nova funcionalidade dos nossos serviços no Brasil. Não é à toa que escolhemos os joinvilenses para testar nossa nova função, uma vez que são early adopters e já tivemos bons resultados nas iniciativas anteriores”, explica Douglas Tokuno, líder de parcerias e Waze Carpool para a América Latina.
Motoristas
Para dar carona, basta usar o Waze em todos os trajetos e assim que o sistema encontrar uma pessoa precisando de carona, o aplicativo do Waze vai enviar notificação com as informações do caroneiro, valor e direções dentro do trajeto.
O motorista tem a oportunidade de revisar os detalhes do caroneiro e usar o chat do aplicativo para tirar qualquer dúvida para aceitar ou não a carona.
Ao aceitar a carona, o Waze faz a navegação até o ponto de encontro dentro da rota do motorista e depois até o ponto de destino da carona.
Após a carona, a empresa debita o valor da carona do passageiro e uma vez por mês o valor acumulado de todas as caronas para os motoristas é depositado na conta bancária.
Basta baixar o app Waze Carpool na Apple Store ou Google Play. Para o caroneiro é preciso se cadastrar no app – com nome e sobrenome, número de celular, foto e a inclusão de cartão de crédito para pagamento.
O caroneiro deve indicar o local de destino e o app fará a conexão com motoristas que estejam fazendo o mesmo caminho naquele exato momento.
Ao finalizar o trajeto, a cobrança do valor da carona será debitado do cartão de crédito do caroneiro. Os caroneiros podem solicitar quantas caronas forem necessárias.
“A carona em si, não é uma novidade – ela já faz ou já fez parte da história de vários motoristas pelo Brasil. Porém, ter a oportunidade de reduzir custos, fazer novas conexões, ter uma companhia, ajudar o trânsito e o planeta são os grandes diferenciais da nova funcionalidade”, finaliza Tokuno.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: