+

Joinville é selecionada para representar Brasil em concurso internacional

Região rural foi selecionada para o “Melhores Vilas Turísticas”

Joinville é selecionada para representar Brasil em concurso internacional

Região rural foi selecionada para o “Melhores Vilas Turísticas”

Fred Romano | Revisão

A região da Dona Francisca, na zona rural de Joinville, foi uma das cinco selecionadas para representar o Brasil no concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas” – Best Tourism Villages. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 26) pelo Ministério do Turismo. As outras cidades escolhidas foram localidades de Tuiuti (SP), Vila de Entre Rios (PR), Lomba Grande (RS) e Caraguatatuba (SP).

A localidade reconhecida em Joinville compreende o trecho após o viaduto da BR-101, tendo a Casa Krueger como ponto de partida, até a Estrada Rio do Júlio, na Serra Dona Francisca, e especialmente nos últimos 20 anos passou por um intenso processo de desenvolvimento com foco no turismo. Há diversas opções de restaurantes e cafés na região, além de pousadas e espaços de lazer em meio à natureza. Entre as atrações mais recentes estão o investimento no turismo de aventura e o cicloturismo.

“A gente tem numa região pequena uma concentração enorme de atrativos que chamou a atenção do Ministério. Fomos selecionados graças à qualidade da nossa região, ao trabalho dos empreendedores e da nossa Secretaria de Cultura e Turismo. Os joinvilenses devem conhecer a nossa área rural, aproveitar o que ela tem a oferecer e se tornar o nosso embaixador junto aos seus familiares e amigos”, diz o secretário Guilherme Gassenferth.

Em 2022, o Roteiro Dona Francisca foi um dos contemplados pelo projeto Experiências do Brasil Rural, do Ministério do Turismo. Os proprietários de empreendimentos turísticos da localidade receberam capacitações em áreas como comportamento do consumidor, marketing e produção de diagnóstico das propriedades.

Próximas fases do concurso

As indicações serão enviadas à Organização Mundial do Turismo (OMT), que desenvolve o concurso em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Elas irão selecionar dois representantes brasileiros desta lista para concorrer à premiação, e divulgarão os destinos escolhidos para receberem o selo “Melhores Vilas Turísticas” em outubro, durante a Assembleia Geral da OMT.

O objetivo desta premiação é promover a valorização e a conservação das vilas rurais ao redor do mundo por meio do turismo. A seleção de Joinville considerou as paisagens que envolvem a Estrada Dona Francisca (SC-418) e seus arredores, assim como as propriedades rurais e os empreendimentos que atendem os visitantes e permitem experiências de imersão na vida no campo e em aspectos da colonização alemã no Sul do Brasil.

Preservação das tradições e da natureza são critérios para receber selo internacional

Entre os critérios para ser elegível ao selo está a manutenção das tradições culturais e dos sistemas de conhecimento dos antepassados pelos moradores, assim como a preservação das paisagens naturais. Também era necessário comprovar o potencial para inovação e criatividade da comunidade, e o fomento ao desenvolvimento sustentável por meio de iniciativas da administração pública e da organização da população local.

Além de receber o selo e integrar a lista de Melhores Vilas Turísticas do Mundo, as cidades contempladas pela premiação internacional participarão de um programa de apoio com troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural oferecido pela Organização Mundial do Turismo.

Leia também:
1. Investcorp realiza maior concretagem de fundação da história de Joinville
2. Ciclone que atingiu SC e RS foi amostra do que está por vir
3. Festa junina em praça de Joinville tem nova data; saiba motivo
4. Caso de adolescente de Joinville estuprada é investigado em esquema de violência no Discord
5. Mãe e padrasto flagram adolescente traficando drogas em Joinville


Assista agora mesmo!

Descubra os 4 povos que já habitavam a região de Joinville há 10 mil anos:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo