+

Joinville é uma das cidades de SC prioritárias em novo programa contra doenças infecciosas

Programa Brasil Saudável foi lançado nessa quarta-feira

Joinville é uma das cidades de SC prioritárias em novo programa contra doenças infecciosas

Programa Brasil Saudável foi lançado nessa quarta-feira

Vítor Filomeno | Revisão

Nessa quarta-feira, 7, o programa Brasil Saudável foi lançado oficialmente após assinatura de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A assinatura aconteceu em evento com a presença do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom.
O programa é uma política governamental para eliminar ou reduzir, como problemas de saúde pública, 14 doenças e infecções que acometem, de forma mais intensa, as populações em situação de maior vulnerabilidade social.

O Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDDS) identificou 175 cidades que são consideradas prioritárias por possuírem altas cargas de duas ou mais doenças ou infecções determinadas socialmente e, por isso, fundamentais para a pauta da eliminação enquanto problema de saúde pública. Em Santa Catarina, os municípios de Balneário de Camboriú, Chapecó, Lages, Palhoça, São José do Cedro, Blumenau, Criciúma, Itajaí, São José, Joinville e Florianópolis terão prioridade no programa.

Entre 2017 e 2021, as doenças determinadas socialmente foram responsáveis pela morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil. A meta é que a maioria das doenças sejam eliminadas como problema de saúde pública: malária, doença de Chagas, tracoma, filariose linfática, esquistossomose, oncocercose, geo-helmintíase, além de cinco infecções de transmissão vertical (sífilis, hepatite B, doença de Chagas, HIV e HTLV). Também o cumprimento das metas da OMS para diagnóstico, tratamento e redução da transmissão da tuberculose, hanseníase, hepatites virais e HIV/aids.

Leia também:
1. VÍDEO – Vereadora denuncia más condições do Hospital Regional de Joinville
2. VÍDEO – Motociclista morre após ser atropelado e arremassado em Joinville
3. Cuidador é preso após estuprar criança autista na Grande Florianópolis
4. Pedido de compra de sede do Ipreville é aprovado por Comissão da Câmara
5. 34º Queremos Deus ocorre neste fim de semana em Joinville


Assista agora mesmo!

RISOTO SEM ARROZ: VOCÊ NUNCA MAIS VAI QUERER FAZER RISOTO DE OUTRO JEITO:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo