Joinville envia equipe para mapear necessidades de Guaíba (RS) após enchentes
Prefeitura quer montar estrutura após conhecimento da situação
Uma equipe da Prefeitura de Joinville está se preparando para uma missão de reconhecimento em Guaíba (RS), município afetado pelas enchentes que foi “adotado” por Joinville. O objetivo é avaliar in loco as necessidades reais da região e estabelecer contato com as autoridades locais para proporcionar o suporte necessário.
O secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo, explica que essa equipe é essencialmente uma “ponta de lança”, agindo como um grupo de reconhecimento que irá identificar os problemas enfrentados pela cidade. Ele ressalta a importância desse reconhecimento prévio para garantir que o auxílio enviado seja direcionado de forma eficaz, evitando desperdício de recursos e esforços.
“Vamos nos juntar a eles fazer contato com as autoridades locais, de posse dessas informações nós podemos ser mais assertivos. Aí, sim, você monta uma estrutura aqui e leva para lá o que eles realmente precisam lá”, destaca Rigo.
O coordenador da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado, também enfatiza a importância de entender as necessidades específicas de Guaíba para oferecer o suporte adequado. Ele explica que, nesse primeiro momento, a equipe se concentrará em fazer um levantamento completo da situação, para depois mobilizar os recursos necessários.
“O foco será o trabalho com a Defesa Civil municipal de Guaíba, entender o que eles já fizeram, o que eles precisam, para que a gente possa dar o suporte necessário”, afirma Machado.
Essa missão de reconhecimento também funcionará como parte dos esforços da Defesa Civil de Joinville para estar preparada para emergências, como as que ocorreram em Guaíba. A experiência adquirida durante essa operação contribuirá para fortalecer os planos de contingência da cidade, garantindo uma resposta mais eficiente a possíveis desastres no futuro.
O secretário Rigo informa que um estudo está em andamento para ampliar o Plano de Contingência (Plancon) de Joinville para o módulo roxo, que seria de uma situação de caos.
Joinville “adota” Guaíba
A Prefeitura de Joinville formalizou na tarde desta quarta-feira, 14, o apoio a Guaíba. O município, na Região Metropolitana de Porto Alegre, possui 95 mil habitantes, com 57 mil desabrigados.
A prefeita de Joinville em exercício, Rejane Gambin (Novo), e o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, coordenaram o apoio. O grupo enviado para o mapeamento inclui diretor-executivo da Secretaria de Governo, Gustavo Prim, secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, coordenador da Defesa Civil de Joinville e bombeiro voluntário Fernando Quadra.
Quase 80 mil pessoas estão em abrigos no RS; mortes chegam a 149
O número de pessoas em abrigos no Rio Grande do Sul devido às cheias das últimas semanas aumentou nesta terça-feira, 14, após uma nova inundação no rio Guaíba, em Porto Alegre. Na manhã de hoje, eram 76.884 alojados nos abrigos do estado, e no final da tarde o número passou para 79.494.
Mais uma morte foi confirmada, passando para 149 no total e 124 pessoas continuam desaparecidas.
O total de desalojados pelas enchentes chega a 538.245 pessoas. Dos 497 municípios do estado, 446 foram afetados, correspondendo a 89,7% do total.
Na manhã de terça-feira, o nível do rio Guaíba, que banha a capital e região metropolitana, subiu e atingiu a marca de 5,21 metros — 2,21 metros a mais que a chamada cota de inundação, que é de 3 metros. O recorde histórico, 5,33 metros, foi registrado na semana passada.
Com informações de Agência Brasil.
Leia também:
1. Saiba quem são os vencedores do concurso Comida di Buteco em Joinville em 2024
2. Aposta de Joinville acerta quina e fatura quase R$ 50 mil em concurso da Mega-Sena
3. Saiba quem é empresária escolhida como pré-candidata a vice-prefeita do PL em Joinville
4. Feira Direto do Campo acontece em Joinville neste sábado
5. Prefeitura convoca responsáveis por sepulturas abandonadas em cemitério de Joinville; confira lista
Assista agora mesmo!
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: