X
X

Buscar

Joinville está entre as cidades com mais cervejarias do Brasil; confira ranking

Município aparece no ranking do Anuário da Cerveja 2025

Joinville segue se consolidando como referência nacional quando o assunto é cerveja. O município aparece entre as 23 cidades brasileiras que possuem dois dígitos de cervejarias registradas.

No ranking do Anuário da Cerveja 2025, com dados referentes a 2024, Joinville ocupa a 17ª posição, com 12 cervejarias. O levantamento foi divulgado no início de agosto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).

Além de Joinville, outros municípios catarinenses também figuram na lista: Blumenau, com 18 cervejarias, na 12ª colocação, e Florianópolis, com 11, em 18º lugar. O líder do ranking é São Paulo, que conta com 66 estabelecimentos.

Anuário da Cerveja/Reprodução

Cervejarias em SC

Santa Catarina, por sua vez, foi o estado brasileiro com maior crescimento absoluto no número de cervejarias em 2024: foram 25 novas unidades em relação a 2023, o que representa um avanço de 11,1%. No país, considerando o estoque de empregos no setor, apenas Roraima (18,18%) e Acre (11,11%) registraram aumentos percentuais maiores que Santa Catarina, com 9,31%.

Outro dado que chama atenção é a relação entre habitantes e cervejarias. Santa Catarina ocupa a segunda posição nacional, com uma cervejaria para cada 32.234 moradores.

O anuário também mostra que, em relação ao registro de rótulos, o país tem atualmente 14 municípios com mais de 500 registros de cerveja — um a menos que em 2023. Blumenau e Itupeva (SP) deixaram a lista, enquanto Brasília passou a figurar com 537 produtos registrados.

Leia também:
1. Defesa Civil alerta para chuva persistente e volumosa em Joinville nesta terça e quarta-feira
2. “Estado do Pará é um lixo”, dispara vereador durante discussão sobre migração na Câmara de Joinville
3. Homem foge para o mar após tentar estuprar mulher, mas acaba preso em São Francisco do Sul
4. Câmara marca reuniões para discutir internacionalização do aeroporto de Joinville e reforma tributária
5. Cooperativa investe R$ 3 bilhões para instalar novo porto, que vai gerar 1 mil empregos no Norte do estado


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: