X
X

Buscar

Joinville está entre os 20 melhores municípios para empreender

Florianópolis e Blumenau também entraram no ranking

Joinville foi considerada uma das 20 melhores cidades para empreender no Brasil, ficando em 16º lugar, segundo estudo desenvolvido pela Endeavor e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Também entraram no ranking Florianópolis (2º) e Blumenau (17º).

Na edição 2020 do levantamento, foram analisados os cenários das 100 cidades mais populosas do país, avaliando as condições relacionadas a ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

O levantamento é o principal raio-x do ambiente de negócios brasileiro e serve como norteador para o avanço do setor, revelando para gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades com base em iniciativas inspiradoras desenvolvidas em outras regiões e oportunidades para quem quer empreender.

No ranking geral, que considera o desempenho dos municípios nos sete pilares avaliados, figuram entre os primeiros colocados quatro cidades do interior e capitais. “É evidente que cidades como São Paulo continuam tendo muita relevância no Índice, principalmente considerando aspectos como acesso a capital. Porém, nos outros pilares, pelo menos metade das dez cidades com melhor desempenho não são capitais. A informação é muito importante, já que atuamos preocupados com o desenvolvimento dos ecossistemas regionais”, comenta Renata Mendes, diretora de Relações Institucionais e Governamentais da Endeavor.

Divulgação

“O ICE comprova que existe muito mais vontade de empreender no Brasil do que o que vemos no Sul e Sudeste”, ressalta Diogo Costa, presidente da Enap.  Além disso, ele destaca que o relatório também traz contribuições para o período pós-pandemia. “Em épocas como a que vivemos, pensamos muito em ações, principalmente nas direcionadas para setores específicos. […] Que a abertura de empresas seja simplificada, que a execução de contratos seja facilitada” , enfatiza.

Para os próximos anos, a expectativa é de que se perceba no Índice o reflexo do amadurecimento digital provocado pela pandemia de coronavírus, desencadeada em 2020. “A digitalização foi muito acelerada ao longo dos últimos meses. Processos que aconteceriam em anos precisaram ser adiantados e finalizados em meses, com grandes investimentos ocorrendo para essas empresas que oferecem soluções. Tudo isso deve, nos próximos anos, gerar iniciativas e movimentos que serão percebidos pelo Índice”, avalia Renata, da Endeavor.

Avaliação das cidades catarinenses

De acordo com o estudo, as cidades da região Sul tiveram desempenho melhor no pilar de inovação, ocupando metade das posições, com Florianópolis (SC) em primeiro lugar. Para elencar os municípios, foram examinados os indicadores como proporção de mestres e doutores em ciência e tecnologia, assim como de funcionários nessa área, investimentos do BNDES e da Finep, número de patentes registradas, representatividade da indústria inovadora e da economia criativa, entre outros.

Confira como foi a avaliação de cada cidade:

– Inovação: Florianópolis (1º), Joinville (4º) e Blumenau (20º);
– Mercado: Joinville (16º), Blumenau (21º) e Florianópolis (52º);
– Ambiente Regulatório: Florianópolis (23º), Joinville (27º) e Blumenau (58º);
– Infraestrutura: Florianópolis (15º), Blumenau (24º) e Joinville (30º);
– Acesso a capital: Florianópolis (6º), Blumenau (28º) e Joinville (42º);
– Capital Humano: Florianópolis (1º), Joinville (25º) e Blumenau (47º);
– Cultura Empreendedora: Joinville (55º), Blumenau (86º) e Florianópolis (87º).


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube