X
X

Buscar

Joinville estreia na principal liga de handebol do Brasil; confira detalhes

Será a primeira vez na história que a maior cidade de Santa Catarina disputará a principal competição da modalidade no país

Pela primeira vez na história, Joinville tem uma equipe na Liga Nacional de Handebol, principal competição da modalidade no Brasil. A equipe é Handville, que tem como técnico Giancarlos Ramirez, auxiliar da Seleção Brasileira Olímpica. A estreia dos joinvilenses acontece nesta quarta-feira, 20, contra o São José, da Grande Florianópolis.

Para conseguir vaga no torneio, o clube contou com o renome de Giancarlos que, além de auxiliar da Seleção, também foi bicampeão da Liga com o Londrina Handebol. Por estar há 23 anos no projeto do time paranaense, ele então decidiu sair para ter “novos ares”.

Porém, na primeira tentativa de montar um novo projeto em Joinville, não deu certo. Mesmo assim, não desistiu e esperou o melhor momento, que aconteceu após um convite da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), em dezembro de 2021, para ser coordenador de rendimento e desenvolver o handebol na cidade. “Eu queria sair da rotina e, mesmo não dando certo na primeira vez, não fiquei frustrado. Como já tinha participado de gestão assim, voltar é uma motivação a mais”, frisa.

Giancarlos possa com o uniforme do Handville. Foto: Handville/Divulgação

Na bagagem, o gestor trouxe uma vaga para a Liga Nacional, que havia conquistado com o instituto que possuía em Londrina. Após alguns meses, em fevereiro, se uniu com a diretoria do Handville e fechou uma parceria para desenvolver um projeto a médio prazo, onde dentro de três a quatro anos pretende ser uma referência nacional na modalidade.

Desta forma, o principal objetivo nessa primeira temporada na maior cidade de Santa Catarina é aproveitar os atletas das categorias da base para ganhar experiência. “A ideia é fortalecer o time com os meninos daqui e, lá na frente, fazer contratações pontuais.” A equipe deve ser composta por 25 atletas e cinco membros da comissão técnica.

Para a partida de estreia nesta quarta-feira, 20, o treinador diz que os treinos foram de grande intensidade, tendo em consideração a qualidade do adversário. “São José entra como um dos favoritos para classificação. Por isso, fomos até Blumenau para observar a partida de estreia deles. Fizemos os estudos e nos preparamos bem”, finaliza.

Atletas do Handville em treinamento durante a pré-temporada. Foto: Divulgação/Handville

Liga Nacional

Com um formato novo, a Liga Nacional 2022 é composta por cinco conferências (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e centro). Em um primeiro momento, o Handville jogará contra três clubes catarinenses (Itajaí,  Blumenau,  São José), cinco do Paraná (IPEC Londrina,  Maringá Unicesumar, Cascavel, EPHCuritiba) e um do Rio Grande do Sul (Clube Brilhante Pelotas). As nove equipes compõem a conferência Sul e jogam entre si.

Após isso, vão disputar com as cinco equipes da região Sudeste, onde se classificam cinco equipes para a fase final, que se juntam a mais cinco classificadas das outras três regiões, totalizando oito equipes para as finais. A fase final será disputada em dezembro, no Rio de janeiro.

Programação dos jogos do Handville

  • 20 de julho, às 21h, em São José (SC) – Handville x São José
  • 30 de julho, às 16h, em Joinville – Handville  x Curitiba
  • 6 de agosto, às 16h, em Joinville – Handville x Itajai
  • 13 de agosto, às 16h, em Joinville – Handville x Blumenau
  • 27 de agosto, às 15h, em Pelotas (RS) – Handville x Clube Brilhante
  • 8 de setembro, às 18h, em Joinville – Handville x Maringá Unicesumar
  • 9 de setembro, às 16h, em Joinville – Handville x IPEC Londrina
  • 10 de setembro, às 16h, em Joinville – Handville x Cascavel

Para os primeiros três jogos em Joinville, o Handville irá realizar uma distribuição direcionada, ou seja, específica para a comunidade esportiva, patrocinadores, autoridades, imprensa e familiares.

Já nas outras três partidas, a venda de ingressos será para toda a comunidade joinvilense. Todos os confrontos serão realizados no ginásio da faculdade Ielusc, no bairro Saguaçu.