Joinville estuda transportar passageiros por trem a cidades vizinhas

Trilhos também passariam por sete bairros da zona Sul da cidade

Joinville estuda transportar passageiros por trem a cidades vizinhas

Trilhos também passariam por sete bairros da zona Sul da cidade

Lucas Koehler

Com objetivo de tirar o projeto do papel após 20 anos, Joinville volta a planejar o transporte de passageiros por trem. A ideia é transportar pessoas entre as cidades da região, como Araquari, São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul e Guaramirim.

Conforme o planejamento, caso o projeto se concretize, além dos municípios vizinhos, sete bairros da região Sul de Joinville também podem ser beneficiados: Morro do Meio, Nova Brasília, Anita Garibaldi, Fátima, Parque Guarani, Paranaguamirim e João Costa.

O desejo do município se dá, principalmente, pela expansão urbana em Araquari, tornando-se comum que moradores de Joinville trabalhem na região.

O processo para isso acontecer, porém, depende de acordos com o governo federal, estadual e empresas ferroviárias. Atualmente, o Brasil retomou o projeto do desvio ferroviário, que tem os trens como um dos elementos. Joinville foi um dos municípios consultados pelo governo federal para avaliar o interesse, possibilidade e impactos na região.

Porém, de acordo com Marcel Vieira, da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), a ideia ainda está em etapa inicial e deve ter avanços apenas após um possível aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “É uma visão de longo prazo, um projeto para ser finalizado em futuras gestões municipais, mas, queremos dar o pontapé”, explica.

Projeto abrange sete bairros de Joinville | Foto: Fernando Koenig

O custo para criar o transporte de passageiros por trens ficaria em torno de R$ 150 milhões, com obras a serem realizadas entre oito e dez anos.

Marcel afirma que a concessionária que opera a rede ferroviária local não tem interesse em fazer transporte de passageiros, mas, mesmo assim a prefeitura acredita ser necessário dar o pontapé inicial. “Se ninguém fizer, nunca acontece. Estamos começando a fazer o diálogo com empresas para ter compartilhamento dos trilhos”, finaliza.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo