+

Joinville inicia 2022 com saldo positivo de empregos; veja números

Dados foram divulgados nesta quinta-feira

Joinville inicia 2022 com saldo positivo de empregos; veja números

Dados foram divulgados nesta quinta-feira

Yasmim Eble

Em 2022, Joinville iniciou com saldo positivo de 1.529 empregos, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Cenário é diferente de dezembro de 2021, quando o município terminou com saldo negativo.

O saldo é calculado mensalmente e relata a diferença entre as vagas abertas e os postos de trabalho fechados em janeiro, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira, 10. Os dados se referem ao mês de janeiro.

 

O resultado de janeiro também foi positivo no estado no Brasil. Com 23.358 vagas, Santa Catarina teve o segundo melhor desempenho no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo. “Esse resultado mostra que o mercado de trabalho formal continua crescendo e promissor”, afirma o presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Marco Antonio Corsini.

A Acij destaca que em 2022 há uma série de desafios para o setor produtivo manter a recuperação do nível de emprego. Marco relata que, além da pandemia, há a alta da inflação.

“A crise energética, o ano eleitoral e mais recentemente a guerra entre Rússia e Ucrânia. São fatores que impactam a economia e desafiam o desempenho das empresas”, conclui.

Setores que mais empregam

Em janeiro de 2022, os setores que mais empregaram em Joinville são os de serviços, com 1.061 empregos, indústria, com 530, e construção, com 152 empregos. O comércio terminou o mês com saldo negativo de 219 empregos, quando se tem mais demissões do que admissões.

O saldo por grau de instrução também variou. Os principais empregados tinham o ensino médio completo, com 815 empregos positivos, seguido do ensino médio incompleto, com 289, e o ensino superior completo, com 241.

O ensino fundamental terminou janeiro com menos 20 empregos, enquanto foram registradas 12 admissões de analfabetos e 87 com ensino fundamental incompleto.

Nos últimos seis meses de 2021, o comércio foi a atividade econômica que mais teve saldo positivo com 1.077 empregos. Seguido de serviços, com 674, e construção com 73. A indústria foi o setor que terminou com saldo negativo, com -437 empregos.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo