X
X

Buscar

Joinville inicia nova fase de testagem em massa para Covid-19

Interessados poderão fazer o cadastro no site da prefeitura a partir da próxima segunda-feira

A partir de segunda-feira, 21, as pessoas assintomáticas que desejam saber se já foram infectadas pelo novo coronavírus, poderão agendar um teste rápido em uma das unidades indicadas pela Secretaria de Saúde.

Os interessados deverão acessar o site da Prefeitura de Joinville, a partir da próxima segunda, e realizar a inscrição, informando dados pessoais, presença de sintomas respiratórios desde o início da pandemia e outros dados clínicos.

Ao final do cadastramento, o cidadão poderá escolher a data, horário e local onde vai realizar o teste gratuito, conforme opções que serão apresentadas pelo próprio sistema eletrônico. A previsão é que a testagem em massa alcance 60 mil pessoas.

Leia também: Joinville não tem previsão de sair do nível gravíssimo para Covid-19

“O objetivo dessa ação é principalmente atingir as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de realizar o teste ou que tiveram contato com pacientes infectados pela Covid-19. Nossa expectativa é realizar cerca de 5 mil testes por semana”, explica a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Joinville, Chana Beninca

Vale reforçar que os testes rápidos gratuitos realizados nas unidades credenciadas, são direcionados apenas às pessoas assintomáticas.

Já as pessoas com sintomas de quadro gripal, como mal-estar, coriza, tosse, espirro, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, devem procurar o Centro de Triagem Covid-19, instalado na Sociedade Atlética Tupy, no bairro Boa Vista; ou uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) designadas como “Sentinelas”; ou, ainda, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste.

Além de fornecer os testes em caráter de doação às instituições e empresas, a Secretaria da Saúde vai disponibilizar um profissional da sua equipe para acompanhar as testagens. Todos os dados serão coletados pela Secretaria da Saúde para fins de inquérito epidemiológico da Covid-19.

Onde realizar o teste após inscrição

– UBSF Adhemar Garcia;
– UBSF Aventureiro II;
– UBSF Aventureiro III;
– UBSF Bakhita;
– UBSF Boehmerwald;
– UBSF Bucarein;
– UBSF Comasa;
– UBSF Costa e Silva;
– UBSF Edla Jordan;
– UBSF Estevão de Matos;
– UBSF Fátima;
– UBSF Floresta;
– UBSF Itinga;
– UBSF Jardim Edilene;
– UBSF Jardim Paraíso I e II;
– UBSF Jarivatuba;
– UBSF KM 4;
– UBSF Paranaguamirim;
– UBSF Parque Joinville;
– UBSF Pirabeiraba;
– UBSF Profipo;
– UBSF Saguaçu;
– UBSF São Marcos;
– UBSF Vila Nova.

Parcerias para testagem em massa

Continuam abertas as inscrições para empresas e instituições de ensino superior interessadas em prestar serviços de aplicação de testes rápidos para a Covid-19, que serão disponibilizados pelo município em caráter de doação.

Podem participar empresas que possuam em suas instalações a estrutura de ambulatório, bem como instituições de ensino superior que ofereçam cursos de graduação em Medicina, Farmácia, Biomedicina ou Enfermagem. Em ambos os casos, também é necessária a presença de um responsável técnico.

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail ses.uge.naras@joinville.sc.gov.br, com o envio das informações e documentos solicitados no edital de chamamento público, que está disponível no site da Prefeitura de Joinville.

A disponibilização de testes rápidos para empresas e instituições de ensino é mais uma estratégia da Secretaria da Saúde de Joinville para acompanhar a propagação da Covid-19 e combater a epidemia, por meio da testagem em massa da população. A parceria da Secretaria da Saúde com empresas e instituições de ensino superior, deve ser mantida até o final da pandemia da Covid-19.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar