Joinville inicia obras para ampliar cercamento de unidades educacionais
Cada unidade terá a estrutura reforçada com concreto ou gradil
A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta quarta-feira, 19, as obras para aumentar a altura do cercamento de escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal de ensino.
As primeiras escolas a receberem obras são a Escola Municipal (EM) Prefeito Luiz Gomes, no bairro Paranaguamirim, e a EM Professora Valesca May Engelmann, no bairro Vila Nova. Cada unidade onde está prevista a realização de obra terá a estrutura reforçada com concreto ou gradil, conforme a necessidade e avaliação técnica.
A altura média do cercamento será de aproximadamente 2,2 metros. As regras arquitetônicas e outras especificidades serão respeitadas. Entre elas, está a necessidade do muro frontal ter 80% de permeabilidade visual, permitindo a interação visual entre o interior e o exterior da unidade, regra prevista no Código de Posturas do Município.
“Estamos agindo para reforçar estratégias e dispositivos que já atuam na segurança dos nossos alunos, como a presença de vigilantes em todas as nossas unidades, videomonitoramento, botões do pânico, sensores de presença e protocolo de portões fechados”, reforça o secretário de Educação, Diego Calegari.
Todas as unidades foram avaliadas
Para identificar as unidades que precisam de reforço na altura das cercas, a Secretaria de Educação realizou um levantamento em todas 180 unidades, entre escolas, CEIs e prédios administrativos.
As informações foram analisadas em parceria com a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) para definição da ordem de prioridade dos trabalhos. Ao longo dos próximos meses, 72 unidades devem receber obras. Elas foram escolhidas a partir de critérios técnicos, entre eles, ter muro abaixo de 1,5 metro.
A duração das obras em cada unidade e a data de início dos trabalhos em cada Escola ou CEI varia conforme as necessidades. Enquanto em alguns locais é apenas um dos muros que necessita de reforço, em outras unidades a benfeitoria vai exigir investimento maior
O reforço na segurança do cercamento está previsto no Plano Municipal de Segurança nas Escolas, apresentado pela Prefeitura de Joinville no dia 11 deste mês. A medida faz parte de um planejamento de médio a longo prazo, assim como outras ações previstas no Plano.
Há diversas iniciativas que já estão em funcionamento, como o protocolo de portão fechado, a presença de vigilantes, 3.936 câmeras de monitoramento e botão de pânico em todas as unidades. Além disso, outra iniciativa é o fortalecimento e qualificação da atuação da Guarda Municipal junto às unidades das Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino de Joinville, por meio de um Grupamento Escolar.
Leia também:
1. Censo 2022: IBGE divulga dado preliminar da população de Joinville
2. VÍDEO – Policial mata homem para evitar assalto no Litoral Norte de SC
3. Rede supermercadista de SC, com duas lojas em Joinville, está entre maiores do Brasil, diz ranking
4. Motorista embriagado tenta manobrar e tranca carreta na BR-101, em Garuva
5. GALERIA – 8º Batalhão da Polícia Militar de Joinville tem novo comandante