+

Joinville lidera criação de empregos na indústria de SC no primeiro semestre de 2024

Dados foram divulgados nesta segunda-feira

Joinville lidera criação de empregos na indústria de SC no primeiro semestre de 2024

Dados foram divulgados nesta segunda-feira

Bernardo Gonçalves | Revisão

Joinville foi a cidade que mais criou empregos formais na indústria de Santa Catarina no primeiro semestre de 2024, segundo dados compilados pelo Observatório da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) divulgados nesta segunda-feira, 26. Foram um pouco mais de 3,7 mil vagas decorrentes da atividade industrial.

Joinville também ficou com a primeira posição entre as que mais geraram empregos no acumulado do ano até junho, quando 9.128 vagas foram registradas. A construção foi responsável pela maioria dos postos criados na cidade, com 788 vagas, motivadas não só por obras de casas e apartamentos residenciais e comerciais, mas também pela montagem de estruturas pré-fabricadas.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, analisa que a localização das cidades confirma a distribuição equilibrada das indústrias por todo o estado. “Os números confirmam que o desenvolvimento de SC é descentralizado, com presença importante da indústria nas diferentes regiões catarinenses”, explica.

Dados do CAGED compilados pelo Observatório FIESC.

Para a economista Camila Morais, do Observatório Fiesc, o crescimento do setor de equipamentos elétricos também contribuiu para a liderança de Joinville na criação de empregos.

“O segmento tem crescido significativamente em 2024 em todo estado, impulsionado pelas vendas internas e externas. A fabricação de diversos aparelhos elétricos, como sinalizadores e placares eletrônicos, foi a atividade que mais gerou empregos na cidade”, analisa.

Gênero e escolaridade

As mulheres ocuparam 17.496 vagas na indústria no primeiro semestre do ano, e Joinville foi a cidade que mais empregou, com 1,3 mil vagas. Blumenau foi a segunda cidade com mais oportunidades para mulheres, com 1.083 postos ocupados, seguida por Itajaí, com 851 vagas preenchidas; Jaraguá do Sul, com 755, e Brusque, com 754.

A maioria dos postos de trabalho industriais criados no período foram ocupados por pessoas com o Ensino Médio completo, somando 6.805 empregos para pessoas com esse nível de escolaridade.

Leia também:
1. Credores alegam descumprimento do plano de recuperação judicial do JEC; clube nega
2. Justiça Federal nega pedido de reintegração de posse no aeroporto de Joinville
3. Com receita bilionária, empresa de Joinville é destaque na Fiesc
4. Polícia e Receita Federal desarticulam rede de comércio ilegal de eletrônicos em Joinville
5. VÍDEO – Motorista morre em colisão na Rodovia do Arroz, em Joinville


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo