Joinville Matsuri 2025: confira a programação e quando acontecerá a segunda edição do festival
Shows, apresentações folclóricas e concurso de cosplay estão entre as atrações
Shows, apresentações folclóricas e concurso de cosplay estão entre as atrações
A segunda edição do Joinville Matsuri 2025 acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Expocentro Edmundo Dobrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen. O festival trará ao público uma imersão na cultura japonesa, reunindo atrações que retratam desde as ricas tradições milenares até a moderna e contagiante cultura pop.
Neste ano, o Joinville Matsuri celebra os 130 anos das relações diplomáticas Brasil-Japão que foram estabelecidas em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. Entre os vínculos que se estabeleceram entre os dois países, a partir do acordo, está o início do processo de imigração dos japoneses para o Brasil, movimento que se iniciou há 117 anos.
“O Brasil é o país mais japonês, fora do Japão. E no Joinville Matsuri, queremos que o público viva a experiência de estar no Japão, sem sair de Joinville”, afirma Takao Sato, diretor da Tasa Eventos empresa organizadora do evento.
Para o presidente da FANSC – Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina, Mário Sato, a relação bilateral entre os dois países favoreceu áreas como o comércio, a indústria, a educação e a cultura, aspectos que serão retratados durante o Joinville Matsuri 2025.
“É com gratidão que realizamos mais uma edição do Joinville Matsuri, um festival que visa valorizar a cultura e os nossos antepassados. Serão três dias de grande alegria e sabedoria oriental”, afirma Mário Sato.
Com grande variedade de ritmos e estilos, a música é um dos grandes destaques da cultura japonesa e atrai artistas tradicionais e contemporâneos. O Joinville Matsuri 2025 traz em sua programação diversas atrações musicais que vão contagiar todos os públicos.
Um dos destaques da edição é a cantora carioca Elize Fleury. Apesar de não possuir ascendência nipônica, a jovem de 24 anos é apaixonada pela cultura japonesa desde a adolescência, e ganhou notoriedade no cenário artístico do Japão.
Também estreando no palco musical do Joinville Matsuri, estará a cantora Paula Hirama. Entre os prêmios já conquistados pela piracicabana, está a vitória no 12º Internacional Kohaku Uta Gassen, em Osaka, no Japão, além de diversos outros campeonatos nacionais de karaokê.
A programação musical traz, ainda, a cantora Karen Ito, uma das principais representantes da cultura japonesa no Brasil, por meio do estilo tradicional Enka; Sergio Tanigawa e Will Kawamura, intérprete oficial do anime “Os Cavaleiros do Zodíaco”, no Brasil.
Os ritmos marcantes dos tradicionais tambores japoneses, os Taikôs, irão contagiar o Joinville Matsuri com a participação de vários grupos, durante toda a programação.
Entre eles estão o grupo Shyu Daiko, de Joinville; os paranaenses do Wakaba Taiko; o Wadan Taiko Ensemble, de Atibaia (SP); e o Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Curitiba, que representa uma das cinco filiais brasileira do grupo com origem e sede no Japão.
A cultura pop japonesa tem espaço garantido no Joinville Matsuri 2025 e vai trazer entretenimento e opções de compras para o público. O concurso de cosplay é assinado pela Cosplay Art, reconhecida como uma das maiores empresas promotoras de concursos cosplay do Brasil.
Outra atração inédita será o torneio de Pokémon, com jogos para toda a família, além de troca e comercialização de cartas, inclusive raras
Para os aficionados por produtos japoneses e coreanos, cerca de 40 expositores irão comercializar itens que incluem mangás, animes, roupas, acessórios, artigos de decoração, cosméticos e maquiagens, além das desejadas guloseimas como balas, salgadinhos, bebidas, refrigerantes e produtos da culinária oriental.
Além de conhecer e apreciar, o público do Joinville Matsuri poderá vivenciar autênticas experiências da cultura japonesa. Uma delas é o Kimono Experience, onde visitante vai se caracterizar vestindo um original quimono japonês com os respectivos acessórios. O look completo poderá ser registrado com foto tirada no espaço instagramável.
Para quem deseja aprender a cultura japonesa na prática, as oficinas de mangá (histórias em quadrinhos), oshibana (técnica artística de desidratar flores e folhas), bonsai, além de pixel art e escrita japonesa. Todas as oficinas são gratuitas, exceto a de bonsai onde o aluno irá adquirir a sua planta.
Entre as atrações do Joinville Matsuri, a gastronomia é um dos pontos altos. Entre os expositores, estão restaurantes do bairro paulistano da Liberdade, reduto da comunidade japonesa.
Além das opções mais tradicionais da culinária, o público vai se surpreender com pratos diferenciados e autênticos como a Okonomiyaki (panqueca japonesa) e o Takoyaki (bolinho de polvo).
O Joinville Matsuri 2025 será realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen (v. José Vieira, 315 – América).
Na sexta-feira, 16, o horário de funcionamento será das 17h às 22h; no sábado, 17, das 10 às 22h; e no domingo, 18, das 10h às 20h.
O ingresso é solidário, com a doação de um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração para pets. Haverá cobrança de estacionamento que possui administração privada.
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: