Joinville participa do maior evento de observação de aves da América Latina
Municípios está entre os 20 locais de Santa Catarina mais ricos em espécies para observação de aves
Municípios está entre os 20 locais de Santa Catarina mais ricos em espécies para observação de aves
Com sua rica biodiversidade e localização privilegiada entre a Serra do Mar e a Baía Babitonga, Joinville divulga o seu potencial turístico para o birdwatching no Avistar 2025 – Encontro Brasileiro de Observação de Aves. Considerado o maior evento de observação de aves da América Latina, a feira e as atividades paralelas estão concentradas de 16 a 18 de maio, no Jardim Botânico da capital São Paulo.
Com estande próprio, representantes da Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Joinville, e do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau destacam ao público as quase 500 espécies de aves catalogadas no município e os espaços para observação.
Joinville vem se consolidando como um dos principais destinos do Sul do Brasil para observadores de aves, com sua diversidade de biomas abrangendo Mata Atlântica, manguezais e áreas urbanas arborizadas. Entre os principais pontos procurados por observadores de aves destacam-se o Parque Caieira, Morro do Boa Vista, Espinheiros, ETE do Jarivatuba, Piraí e a região da Serra Dona Francisca.
“A nossa cidade tem um patrimônio natural valioso e queremos mostrar que, além da indústria e da cultura, somos também um destino para quem valoriza a natureza, a fotografia e a contemplação. A observação de aves é uma forma de turismo que preserva, educa e movimenta a economia de forma responsável”, destaca Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo.
“A presença no Avistar é uma oportunidade de divulgar a riqueza da biodiversidade de Joinville e a infraestrutura que a cidade oferece, com o objetivo de atrair principalmente o turista internacional onde esse nicho já é bem desenvolvido”, comenta Giuliano Rodrigo de Mello, presidente do Joinville Convention.
Além do estande próprio, a cidade terá destaque no domingo (18) no 18º Encontro Brasileiro de Observação de Aves (Avistar), com o Clube de Observadores de Aves de Joinville (COA) fazendo uma apresentação sobre as aves avistadas e fotografadas em Joinville, destacando os principais locais de observação, infraestrutura, espécies emblemáticas e o potencial da cidade no turismo de natureza.
Joinville figura entre os destinos brasileiros para a prática de birdwatching. No último final de semana, 30 pessoas participaram do Global Big Day 2025, um evento anual que tem como objetivo observar e catalogar espécies e não necessariamente fotografá-las, como ocorre em outros eventos. Durante 24 horas, o grupo catalogou 297 espécies de aves vistas na região do Piraí, Parque Caieira, Espinheiros, entre outros locais da cidade.
Entre as espécies raras registradas no Global Big Day estão coruja-preta, maria-catarinense, saracura-lisa, assanhadinho, paturi-preta, bicudinho-do-brejo e mergulhão-de-orelha-branca. Para a atividade, os participantes usaram binóculos, contaram com a ajuda de guias e precisaram de muita paciência divididos pelas trilhas, matas e parques em busca de registrar o maior número de espécies durante o período.
Referência neste tipo de atividade, COA já está se preparando para, em outubro, participar do Big Day Brasil, evento para a observação de aves apenas no Brasil.
Joinville é líder absoluta em Santa Catarina e está entre as 20 cidades do Brasil como destino mais rico em espécies para observação de aves. De acordo com dados disponíveis no portal Visite Joinville, o município já conta com mais de 488 espécies de aves registradas, o que atrai pesquisadores e também turistas brasileiros e internacionais apaixonados por birdwatching.
A cidade combina uma biodiversidade exuberante com uma estrutura de parques, trilhas, áreas verdes, mangue, serra e mar, que favorecem a prática da atividade de forma sustentável e científica.