Prefeitura de Joinville/Divulgação
Joinville participa do Parajasc 2025 com a maior delegação de Santa Catarina
Município participa com 265 atletas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva
Começou nesta terça-feira, 16, os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina 2025 (Parajasc), que neste ano está sendo realizado no município de Lages até o dia 21 de setembro. Joinville participa da competição com a maior delegação do estado.
Ao todo, participam 265 atletas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva, além de 14 técnicos, 10 dirigentes e 55 integrantes de staff, incluindo guias, operadores de rampa para a bocha paralímpica e auxiliares dos atletas.
No segmento de deficiência física, Joinville vai disputar, com equipes femininas e masculinas, as modalidades de atletismo, bocha cadeirante, bocha andante, bocha paralímpica, ciclismo, natação, tênis de mesa, xadrez, além de basquete cadeirante misto.
Também com equipes masculinas e femininas, os paratletas do segmento de deficiência intelectual participam do atletismo, atletismo down, bocha, ciclismo, natação, tênis de mesa e, ainda, basquete e futsal masculino.
Já no segmento de deficiência visual, as modalidades de atletismo, bocha, ciclismo, goalball, natação, xadrez e judô serão disputadas pelas equipes femininas e masculinas.
E no segmento de deficiência auditiva, as equipes masculinas e femininas participam das modalidades de atletismo, bocha, natação, tênis de mesa, xadrez e, ainda, futsal masculino.
Um dos nomes em evidência da delegação joinvilense é o medalhista mundial Edenilson Floriani, que vai disputar as provas de arremesso de peso e lançamento de dardo. No dia 20 de setembro, logo após a sua participação no Parajasc, o paratleta e seu técnico, Eliandro Braz Lucio, embarcam para a Índia, onde representam o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, na capital Nova Délhi.
Segundo a gerente da área de Paradesporto da Secretaria de Esportes (Sesporte), Rosicler Ravache, também é promissora a modalidade de goalball, que vem realizando treinamentos semanais e participa do Parajasc 2025 com equipes completas, nas categorias feminino e masculino.
“Nossa principal colheita são os projetos e políticas públicas como o Festival Itinerante Paradesportivo, realizado nas escolas, e o Giro Paradesportivo, com a participação da comunidade, que vêm atraindo atletas para as equipes. Esses projetos ajudam a captar talentos em diversos segmentos e que podem vir a representar Joinville em campeonatos em âmbito estadual e nacional”, completa Rosicler.
Primeiras medalhas na Natação
Apesar do Parajasc ter começado oficialmente nesta terça-feira, Joinville já conquistou suas primeiras vitórias na competição no domingo, 14, em Blumenau, onde foram realizadas as disputas na modalidade de Natação.
Entre os destaques estão Mariana Mello (deficiência auditiva na classe S15) e Allan Janing (deficiência visual na classe S11), que conquistaram cinco medalhas de ouro cada um nas categorias 100m livre, 50m livre, 100m peito, 200m medley e 100 costas.
Já Vitória Abranges (deficiência física S8) foi campeã nos 100m livre, 50m livre, 100m peito e 200m medley. E Augusto Costa (deficiência física classe S9) alcançou o ouro nos 100m livre, 50m livre, 100m peito, 200m medley, além da prata nos 100m costas.
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: