Joinville planeja construção de quatro pontes para fluir trânsito na Zona Sul

Obras pretendem unir mobilidade urbana com local de trabalho

Joinville planeja construção de quatro pontes para fluir trânsito na Zona Sul

Obras pretendem unir mobilidade urbana com local de trabalho

Lucas Koehler

Com objetivo de melhorar a mobilidade urbana, a Prefeitura de Joinville pretende construir quatro pontes nos próximos períodos. A ideia é desafogar o trânsito, principalmente, na Zona Sul e criar outros caminhos que liguem os bairros às empresas de outras regiões, como as da Zona Leste.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Marcel Vieira, existe um “gargalo” na região Sul, tornando o acesso e tráfego limitado em diferentes vias. “Essas pontes vão permitir uma distribuição dos fluxos e utilizar outros pontos da cidade.

Para Marcel, os projetos têm em mente juntar mobilidade urbana com local de trabalho, já que pela demanda de funcionários no trânsito em um mesmo horário, se exige alterações na estrutura da cidade. “Em decorrência disso, existe uma atividade logística muito intensa. Há empresas que movimentam centenas de pessoas”.

Ponte Joinville busca desafogar o trânsito da cidade | Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

Além de carros e motos, o secretário cita o transporte de cargas, que saem das empresas em direção a São Francisco do Sul, Navegantes e outras regiões.

Assim que iniciadas, ainda sem prazo definido, as obras terão, em média, 24 meses para serem finalizadas. O secretário afirma que a prefeitura pensa em prazos maiores que obras anteriores, como a do Rio Mathias, porém, com projetos mais robustos e seguros.

Conheça as quatro pontes

A ponte Nacar, por exemplo, deve iniciar em bairros da zona Sul e passar por trás da Arena Joinville, desafogando o trânsito pelo bairro Bucarein. Com projeto executivo já realizado, a prefeitura agora deve iniciar o processo de licenciamento para as obras.

Já a ponte Plácido Olímpio pretende ser uma alternativa para os moradores chegarem ao Boa Vista, local onde está empresas com a Tupy. O secretário cita que pessoas poderão se deslocar de bairros como o Nova Brasília até o Anita Garibaldi, sem passar pela Ponte do Trabalho ou pelo Centro. “Vai distribuir melhor o fluxo e tirar os gargalos do tráfego”, explica.

Ponte Joinville deve ligar o Adhemar Garcia com o Boa Vista | Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

Com objetivo de melhorar o trânsito no bairro Fátima, a ponte Anêmonas, deve contribuir com a fluidez na rua Guanabara, próximo ao terminal de ônibus. Além disso, a construção deve melhor o acesso aos bairros Ademar Garcia e Ulysses Guimarães. Com o projeto executivo concluído, o município ainda aguarda licenciamentos ambientais.

A cidade ainda pretende construir uma quarta obra, nomeada como ponte Joinville, que deve ligar o Adhemar Garcia com o Boa Vista. Os bairros entre os dois locais deve ter uma melhoria do tráfego, sendo feito, na maior parte, pelas ruas Guanabara, Florianópolis, São Paulo e Santa Catarina.

Além da implantação das pontes, a cidade pretende ampliar o número de corredores de ônibus, ciclovias e ciclofaixas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo