Joinville precisa compensar os recursos não aplicados na Educação em 2020/2021
Orientação foi enviada pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina
Orientação foi enviada pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina
Joinville está entre os doze municípios catarinenses que terão de compensar os recursos não aplicados na Educação em 2020/2021. A orientação foi enviada pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) aos prefeitos de secretários de Educação; e precisa acontecer ainda em 2023.
No documento, o TCE-SC salienta que a emenda constitucional 119/2022 trouxe uma flexibilização em função da pandemia de covid-19. Entretanto, não significa a desobrigação da aplicação dos 25% prevista no caput do art. 212 da Constituição Federal de 1988, devendo “ser compensada neste exercício de 2023, impreterivelmente”.
O tribunal solicita a adoção de mecanismos de planejamento, de controle e de transparência ativa em todos os procedimentos relacionados ao assunto, sob pena de eventual responsabilização.
O TCE-SC ressaltou ainda a importância da orientação e da atuação junto ao Conselho Municipal de Educação, para que atue no âmbito do controle social.
O envio do ofício circular está em sintonia com a nota recomendatória da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola, considera fundamental que os órgãos de controle externo alertem os jurisdicionados quanto à compensação; monitorem a efetiva aplicação dos recursos públicos complementares; e estimulem os gestores públicos para a prática do planejamento, do controle e da transparência ativa.
Descubra os 4 povos que já habitavam a região de Joinville há 10 mil anos: