Joinville: Professor Anselmo desiste de candidatura e Tânia Eberhardt tem novo vice
Entenda os motivos
Nesta segunda-feira, 28, o partido Cidadania de Joinville comunicou que o Professor Anselmo (Solidariedade) desistiu de ir a pleito como vice de Tânia Eberhardt. Com a decisão, Luiz Bittencourte (Solidariedade) foi anunciado como novo vice.
Conforme a sigla, a desistência se deu por conta de um enquadramento de inelegibilidade por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) referente ao período em que Anselmo foi reitor da UDESC, entre os anos de 2004 e 2008.
Ainda conforme o partido, não há razão jurídica para preocupação, pois não havia e não há nenhum motivo capaz de gerar impugnação. No entanto, a troca do vice “foi uma medida de cautela, para não prejudicar a candidatura majoritária”.
Além disso, o partido citou uma “limitação inesperada de saúde” como um dos motivos da desistência do vice, sem especificar a causa. Anselmo afirma que tomou a decisão “com dor no coração”.
“Com dor no coração pedi para sair da chapa com um único objetivo: não prejudicar a melhor candidata deste pleito, com todo respeito que tenho pelos outros concorrentes”, disse.
O novo vice de Tânia, Bittencourte, é tecnólogo em manutenção industrial e pós-graduado na área da saúde do trabalhador. Atua há 30 anos no controle social na área da saúde. É suplente de Conselheiro Estadual da Saúde pelo SUS; foi Conselheiro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Consea, em Brasília, órgão de assessoramento direto da Presidência da República; foi coordenador da Comissão Intersetorial da Saúde do
Trabalhador (Cist) municipal e estadual; e membro da comissão executiva do MEC-Fundacentro.